A ideia do programa é difundir o conhecimento científico sobre a terapia canabinoide no Brasil hoje
A ideia do programa é difundir o conhecimento científico sobre a terapia canabinoide no Brasil hoje
Nesta quinta-feira (29) começa o programa Caminho Verde na TV UFSC, um canal da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentado pela pesquisadora Dalla Coletta, o objetivo é explorar um pouco mais sobre a cannabis na ciência.
De acordo com a pesquisadora, a ideia é difundir as pesquisas feitas na universidade com a planta. Atualmente, a UFSC possui vários estudos em andamento sobre as propriedades medicinais da cannabis em várias condições médicas.
“É a forma que eu encontrei de trazer as informações que são desenvolvidas dentro do laboratório da universidade. Nós temos professores extremamente qualificados, só que a informação fica presa na universidade,” diz.
A própria Dalla Colleta é uma paciente e pesquisadora do assunto. Além de utilizar a cannabis como tratamento para fibromialgia e câncer, ainda tem uma bolsa de mestrado na UFSC, em que estuda a raíz da cannabis.
Leia também: “Eu sou farmacêutica, pesquisadora, mas acima de tudo, eu sou paciente”
No primeiro episódio, a pesquisadora entrevista o professor Rui Prediger, que é farmacêutico, mestre e doutor em Farmacologia pela UFSC, e pós-doutorado no Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Responsável pela maior pesquisa clínica do mundo sobre Parkinson, o pesquisador vai abordar, entre outros temas, o arcabouço científico existente atualmente sobre o uso medicinal da cannabis, além do crescimento de pesquisas no Brasil.
“A gente tem o péssimo hábito de ficar olhando pra fora. Não, a gente tem que valorizar quem é de casa, valorizar quem tá fazendo ciência de qualidade.” acrescenta Colletta. “Eu acho que é sobre isso, a gente tem que falar mais, expor mais, trazer a ciência para junto da sociedade”.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Isabel Veloso curada? Entenda o papel do CBD no caso
Texas pode liberar cannabis para dor crônica
MP determina afastamento de diretores da ABRACE
Alesp discute Cannabis Medicinal na Odontologia
Limite de THC em cânhamo preocupa fazendeiros e associações
Rastreabilidade da cannabis: do solo ao frasco
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso