• 24 de junho de 2022

Pesquisa busca voluntários para estudo sobre enxaqueca

 Pesquisa busca voluntários para estudo sobre enxaqueca

Foto: Freepik

O estudo brasileiro pretende acompanhar 40 pacientes e entender quais os possíveis efeitos medicinais do óleo de cannabis

Já pensou em tratar a enxaqueca com cannabis? Uma clínica canábica está em busca de voluntários para um estudo inédito no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com enxaqueca no país.

Durante três meses, 40 pacientes serão acompanhados por médicos e pesquisadores para avaliar quais os benefícios e eventuais efeitos adversos do óleo de cannabis em pessoas que sofrem com enxaqueca crônica. 

Foto: Freepik

A pesquisa será realizada pela Clínica online Uidi, em parceria com o Laboratório de Neurociência Comportamental da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), uma empresa de produtos e a associação de pacientes Santa Cannabis.  

A previsão é que a publicação definitiva da conclusão da pesquisa seja apresentada no primeiro semestre de 2023     

Como o estudo será feito

Segundo o neurocientista responsável pela pesquisa, Dr. Rafael Bittencourt, a pesquisa, os selecionados serão acompanhados ao longo de 3 meses por uma equipe multidisciplinar e responderão a uma série de questionários auto aplicáveis.

O acolhimento também será feito pela associação Santa Cannabis.

Ele ainda reforça que o objetivo é constatar a evolução dos pacientes quanto a melhora dos sintomas, possíveis efeitos adversos, diminuição da incapacidade causada pela condição, melhora da qualidade de vida e, consequentemente, diminuição do uso de medicamentos analgésicos.

Como participar

Para participar do estudo, além de ter dor de cabeça crônica, os voluntários devem residir no Brasil e ter entre 18 e 59 anos.

Para se inscrever é necessário preencher um questionário de seleção, de onde serão cruzados os dados para escolha dos participantes de acordo com os critérios de saúde e socioeconômicos.

As inscrições podem ser feitas pelo link da clínica.

 

 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias