• 24 de junho de 2022

O cânhamo pode ser a energia do futuro?

 O cânhamo pode ser a energia do futuro?

O cânhamo pode ter diversas utilidades em alimentos, têxteis, papel e até mesmo combustível.

Se o cânhamo ainda está um pouco longe de conseguir fazer com que um carro se mova, o uso industrial já ganhou várias manchetes nos últimos anos, especialmente como fonte de energia alternativa. 

O assunto passou a ser mais falado nos últimos tempos, e hoje é possível encontrar diversos estudos sobre a planta, até mesmo políticos pelo mundo já discutem os seus benefícios. 

Cânhamo como biocombustível

Primeiro, é preciso destacar um pouco do que se sabe até agora sobre o cânhamo e suas qualidades como biocombustível. 

Em uma publicação no renomado jornal britânico The Guardian, o jornalista e ativista ambiental Giulio Sica explica as qualidades que tornam o cânhamo uma boa fonte de energia: 

“O cânhamo tem sido usado com sucesso nos últimos anos na criação de bioetanol e biodiesel. É mais ecológico de se produzir do que beterraba-sacarina, óleo de palma, milho ou qualquer uma das culturas”. 

Ele completa dizendo que a planta pode crescer em praticamente qualquer clima temperado e quente, além de deixar o solo em melhores condições do que quando foi plantado. 

Cultivo e benefícios

O cultivo de cânhamo é mais fácil do que o de muitas outras culturas. A planta é eficiente, desenvolvida para melhorar a qualidade, rendimento, tolerância ao estresse e diminuição do custo por tonelada.

Além disso, o cânhamo cresce rapidamente, exigindo menos energia e fertilizantes e não requer produtos químicos após o plantio. 

Pode até ajudar a fazenda, quebrando o ciclo de doenças de outras culturas. Giulio Sica a considera “uma cultura perfeita para compensar o carbono atualmente produzido pelos combustíveis fósseis”. 

Estudo

As sementes de cannabis, muitas vezes descartadas, contêm os óleos da planta que podem ser transformados em combustível. 

Na Universidade de Connecticut, pesquisadores descobriram que o cânhamo industrial contém qualidades viáveis para a produção de biodiesel. 

O biodiesel de cânhamo produzido por alunos de pós-graduação do centro acadêmico teve uma eficiência de conversão de 97%. 

Será interessante ver o papel da universidade nessa fonte alternativa de combustível, visto ela deter a patente de um sistema de reator de biodiesel que pode produzir combustível a partir de vários insumos, incluindo o cânhamo. 

Carros com combustível de cânhamo?

Por que não estamos dirigindo carros movidos a cânhamo, então? Bem, parece que existe um trabalho de pesquisa para que isso aconteça logo. Sica explica:

“No que diz respeito à pesquisa e implementação de cânhamo para biocombustível, os Estados Unidos estão muito à frente da Europa e há uma variedade de pesquisas dedicadas ao uso do cânhamo como combustível para carros”. 

Arthur Pomares

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.

Mais Notícias