Novo estudo mostra benefícios da cannabis para Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Novo estudo mostra benefícios da cannabis para Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A pesquisa foi feita com o uso maior de THC, o que influenciou no resultado. 

Foto: Freepik

Mais um estudo científico aponta para os benefícios da cannabis no tratamento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Publicado na revista Expert Review of Neurotherapeutics, a cannabis pode auxiliar esses pacientes na redução da insônia, da ansiedade e do estresse.

A pesquisa utilizou os dados do UK Medical Cannabis Registry, um sistema que acompanha os pacientes que receberam prescrições de medicamentos à base de cannabis no Reino Unido.

Através das informações, os pesquisadores perceberam que 162 eram pessoas diagnosticadas com TEPT. 

Uso do THC

Um dos elementos observados foi o uso da cannabis com alto teor de THC (tetrahidrocanabinol) para  tratar os sintomas. O THC é um dos canabinoides mais estudados da planta, responsável por promover a famosa “alta” da maconha. Esse composto tem apresentado potenciais terapêuticos no tratamento de diversas doenças.

Os pacientes pesquisados consumiram uma dose média de 5 mg de CBD junto com 145 mg de THC. 

Os pesquisadores acompanharam o progresso dos pacientes em três avaliações diferentes, que foram feitas um, três e seis meses após o início do tratamento. 

Nas três avaliações houve melhoras significativas na ansiedade, no estresse e na insônia, progressivamente. 

Por que outros estudos deram errado?

Em 2020, um grande estudo falhou em encontrar evidências sobre o uso da cannabis para o tratamento do TEPT.

Há cinco anos, outra pesquisa realizada pelo Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA concluiu que a maconha não tinha nenhum efeito para a melhoria dos sintomas do transtorno.

Contudo, os pesquisadores acreditam que o problema nestes estudos foi a maconha de baixa qualidade fornecida pelas autoridades. 

Por outro lado, outra pesquisa de 2014 mostrou benefícios. Os cientistas compararam pacientes que utilizaram a planta e os que não utilizaram, chegando à conclusão de que aqueles que consumiram a planta medicinal tiveram uma redução 75% maior em comparação com o outro grupo.  

Consulte um médico  

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui. 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas