• 25 de junho de 2022

Nabilona: O que é, para que serve e como comprar

 Nabilona: O que é, para que serve e como comprar

Com o nome de Cesamet, ele imita o THC e é usado para tratar náuseas e vômitos causados pela quimioterapia. Entenda. 

Os chamados canabinoides foram descobertos na década de 1960. Desde então, já foram achados mais de 100 tipos da substâncias na cannabis, sem contar aqueles que foram desenvolvidos no laboratório, como o Nabilona.

 Trata-se de um canabinoide sintético, ou seja, não é natural, mas fabricado. Mais especificamente, uma forma artificial do Tetrahidrocanabinol (THC). 

Vendido com o nome de Cesamet. ele é usado principalmente para o tratamento das reações causadas pela quimioterapia. Entenda:

Para que serve? 

Dentre uma das suas funções o Nabilona é usado para tratar náuseas, vômitos e falta de apetite causada pela quimioterapia em pacientes que não respondem ao tratamento convencional.

Além de antiemético, o remédio pode ser indicado como um analgésico para tratar dores neuropáticas. Tanto que em países como o Canadá, ele é usado como um coadjuvante para o tratamento de dores crônicas.

Alguns estudos também apontam uma melhora modesta em condições como fibromialgia e esclerose múltipla e inflamações intestinais, como colite ulcerosa. 

Efeitos colaterais

Ele só pode ser prescrito em último caso, pois pode provocar “reações psicomiméticas”. Não é indicado para grávidas e lactantes e a interação com bebidas e outros medicamentos também pode ser perigoso.

A bula ainda adverte procurar um médico se sentir sintomas como:

  • Depressão;
  • Sono;
  • Perda de memória;
  • Batimentos acelerados;
  • Alucinações;
  • Falta de equilíbrio;
  • Tontura forte ou desmaio.

É um tipo de THC?

O Delta-9 Tetra-Tetrahidrocanabinol é o canabinoide mais abundante da cannabis. É também a principal substância que gera os efeitos alucinógenos da maconha.

Contudo, possui muitas propriedades medicinais, que podem ser usadas para tratar condições como Alzheimer, Enxaqueca e Doença de Crohn

Além de ser importante para o chamado Efeito Entourage, ou Efeito Sinérgico. A junção do THC com outros canabinoides ou até outros componentes da planta pode potencializar os efeitos da cannabis.

Canabinoide sintético

No entanto, ao invés de ser extraído da planta, o Nabilona é um canabinoide sintético, liberado pela Food and Drugs Administration (FDA) pela primeira vez em  1985. O órgão é uma espécie de “Anvisa” dos Estados Unidos. 

Posteriormente, outras empresas compraram os direitos e tornaram a aprovar o remédio. 

Mas ele não é o único canabinoide que imita o THC. Entre um dos mais conhecidos, está o Dronabinol também é usado para tratar náuseas e vômitos causados pela quimioterapia. 

Nabilona X Dronabinol

O Dronabinol, também conhecido como Marinol, é outro canabinoide sintético que imita o THC, porém é mais conhecido que o Cesamet.

Ele é igualmente indicado para o tratamento de náuseas e vômitos causados pela quimioterapia e possui efeitos adversos bem parecidos com o Nabilona.

Contudo, não há estudos que mostrem que ele pode servir de ajuda para dores, como o Cesamet. Por outro lado, de acordo com um estudo feito em 2013, parece que o Cesamet mostrou efeitos mais lentos que o Dronabinol para as reações à quimioterapia.

Como comprar Nabilona

Como em vários remédios à base da cannabis, o Cesamet precisa ser importado, embora seja difícil achar importadoras que trabalhem com o produto.

 Mas é preciso lembrar que importação também segue uma série de restrições, como uma autorização da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), receita médica, e termo de responsabilidade.

O custo é bastante salgado. Nas farmácias americanas, o valor pode chegar a 1.250 dólares, o que resulta em um valor de quase R$ 6 mil. 

Consulte um médico

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias