• 28 de junho de 2022

Mucocele: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

 Mucocele: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Você costuma morder os lábios ou arrancar aquela pelinha da boca? Cuidado, isso pode causar uma lesão e em seguida uma bolha chama mucocele, que geralmente causa um incômodo, principalmente na estética.

Basicamente, a mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que podem surgir em locais como lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente causadas por uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução. 

Mas não há muito com o que se preocupar, pois esta lesão é benigna e seu tamanho varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro, e costumam ser indolor (não causa dor), exceto quando é acompanhada de algum tipo de ferimento.

Outro fator para não se preocupar é a contaminação. Felizmente a mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. 

Contudo, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada. 

Principais causas

A princípio, a mucocele é provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido.

Isso pode ocorrer pelo rompimento de canais que transportam a saliva causada por algum trauma ou batida local. 

Outra causa é a formação de pedras salivares dentro desses condutos, caso bloqueie a passagem do líquido, também pode causar a bolha.

Na maioria, as glândulas salivares menores são mais afetadas por essa condição.

A produção de saliva não vai parar e, como ela não será levada a uma saída para a boca, tende a se acumular no tecido e causar um inchaço.

Sintomas

Esse é um problema completamente assintomático, ou seja, não traz qualquer sintoma para o paciente.

O único sinal aparente é justamente o surgimento da bolha, que na grande maioria das vezes é indolor e pode até mesmo sumir sozinha.

Por causa disso, o sintoma mais facilmente identificável é a própria lesão, que pode gerar um certo desconforto e estranhamento quando aparece.

Além disso, quando ela cresce muito, pode fazer com que algumas atividades cotidianas sejam prejudicadas.

Fora isso, poucos sintomas são percebidos pelo paciente. A dor, por exemplo, é algo muito raro nesses casos.

Possíveis tratamentos

Após descobrir a mucocele é preciso esclarecer quais as possibilidades de tratamento. 

A boa notícia é que tem cura e, muitas vezes, nem precisa de intervenção, já que tende a se resolver sozinha com o fechamento do canal rompido e absorção do acúmulo salivar.

Mas caso haja uma obstrução dos canais ou caso seja uma situação recorrente que atrapalhe o funcionamento da cavidade bucal, o dentista poderá indicar uma pequena cirurgia de remoção da glândula afetada. 

É uma cirurgia simples e por isso não é necessária a internação e o período de repouso será de 1 ou 2 dias.

Prevenção

Mas afinal, existe prevenção da mucocele?

Muitos dizem que o ideal é ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma específica de prevenir a mucocele.

Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias