Janeiro Branco: Como a cannabis combina com sua saúde mental

Janeiro Branco: Como a cannabis combina com sua saúde mental

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Se em suas resoluções de ano novo estão metas como “menos preocupações” ou “equilíbrio mental”, a cannabis pode ser sua nova grande amiga.

Ao primeiro sinal de fim de festa, o desbunde do recesso de Natal e Réveillon dá lugar aos primeiros problemas do ano. Preocupações como despesas, retorno ao trabalho e novos planejamentos começam a tomar espaço em nossa mente, no lugar do ócio e o lazer.

Para lidar com estas tarefas, muitas vezes estressantes, nossa saúde mental precisa estar em dia. Saúde mental é o nome convencional para o equilíbrio emocional, psicológico e social de um indivíduo, que afeta a forma com que ele pensa, sente e age. 

Eventos traumáticos, sobrecarga de trabalho e ansiedade são fatores que podem afetar negativamente a saúde mental de uma pessoa. É deste cuidado que a campanha Janeiro Branco foi criada, em 2014, para estimular o debate sobre a importância deste assunto nas relações interpessoais.

“Nobody move, nobody get hurt”

“Ninguém se move, ninguém se machuca” é o que diz a sugestiva canção do Yellowman, um DJ jamaicano de Reggae e Dancehall dos anos 80. Seguir este conselho parece ser uma boa saída para manter a calma e diminuir o estresse.

Neste caminho, uma pesquisa publicada em julho do ano passado sugeriu que a legalização do uso adulto da cannabis nos Estados Unidos “levou a uma redução de aproximadamente 37% no total de admissões para tratamento de saúde mental”.

Os pesquisadores da Universidade de Indiana concluíram que “uma vez que um estado tenha acesso legal à maconha recreativa, há uma redução clara, imediata e estatisticamente significativa no total de admissões.”

Uso adulto não é a única saída

Mas engana-se quem pensa que para relaxar com cannabis, a única saída é fumar maconha.

Estudos indicam que produtos derivados de cannabis medicinal, como o óleo ou as gummies podem oferecer benefícios tanto contra sintomas do desequilíbrio da saúde mental – tais como ansiedade, depressão e burnout – quanto contra distúrbios psiquiátricos mais graves. 

Em entrevista à Cannalize, a psiquiatra Cíntia Braga acredita na versatilidade da cannabis como trunfo no trabalho de reabilitação das condições de saúde mental de pessoas vulneráveis. 

“Não sabemos a causa da maioria dos problemas de saúde mental, mas sabemos os efeitos. E o Sistema Endocanabinoide parece estar na gênese destes problemas. Hoje sabemos que a maconha tem substâncias ansiolíticas, de ação antidepressiva e inclusive antipsicótica, que melhora a dor e diminui o uso de muitas medicações”, diz a médica.

Leia também: Reforma psiquiátrica: Como a cannabis pode ser mais um tijolinho na construção da saúde mental?

No entanto, a solução não está apenas na cannabis, mas em uma série de mudanças de hábitos, como a melhora da alimentação, mais exercícios físicos e regulação do sono. Curiosamente, estas mudanças são as mais comuns entre as famosas resoluções de ano novo. Então, que tal prestar mais atenção nestes sinais?

Quer tirar suas dúvidas sobre como a cannabis pode contribuir para a sua saúde? Entre em contato com a Triagem Cannect!

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas