• 25 de junho de 2022

Infecção Urinária: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

 Infecção Urinária: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

 

Você já teve ou conhece alguém que sofre com fortes dores na região da bexiga? Cuidado, isso pode ser um sinal de infecção urinária, causada por bactérias.

Mas afinal, o que é a infecção urinária?  Essa infecção afeta os órgãos do trato urinário e pode ser dividida em três tipos: 

  • infecções da uretra
  • Infecção da bexiga 
  • Infecção do rim 

Em casos que ocorrem em homens podemos, ainda, considerar as infecções associadas à próstata ou aos testículos.

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. 

Isso ocorre porque a mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem.

Causas

Geralmente, as infecções urinárias ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.

Ainda que o sistema urinário tenha sido projetado para manter esses invasores microscópicos, essas defesas às vezes podem falhar.

Quando isso acontece, as bactérias podem se apoderar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.

Entre 70 a 80% das infecções urinárias são provocadas por Escherichia coli (bactéria).

Outras bactérias comuns são o Enterococcus, o Proteus e a Klebsiella. 

Em 10 a 15% dos doentes, mesmo que apresentem sintomas, não é possível identificar o agente envolvido.


Principais sintomas

Os sinais e sintomas dessa infecção podem variar bastante de uma pessoa para a outra e de acordo com o local do sistema urinário afetado, que pode ser a uretra, a bexiga ou os rins.

No entanto, os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Sensação de peso na bexiga;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Urinar em pouca quantidade;
  • Urina muito escura e com cheiro forte;
  • Febre baixa constante.

Como foi dito, a infecção urinária é causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, sendo, por isso, mais frequente nas mulheres devido a proximidade do ânus com a uretra. 

Infecção urinária é transmissível? 

Quando o assunto é uma doença causada por bactérias, muitas pessoas têm o receio de ser transmissível.

Mas não se preocupe, a infecção urinária não é uma doença de fácil transmissão, e embora a uretra da pessoa tenha bactérias estas podem não proliferar no seu parceiro, no entanto, isso depende do sistema imune do parceiro. 

Pessoas saudáveis têm poucas chances de serem contaminadas durante uma relação sexual, mas as chances aumentam quando tem um sistema imune enfraquecido. 

Cuidados para evitar infecção urinária 

Como se trata de um doença que é causado por bactérias, existem alguns passos que devemos tomar para evitar a infecção urinária, entre eles estão:

 

  • Lavar a região genital externa com água e sabão após a relação sexual; 
  • Depois de urinar e defecar sempre limpar a região íntima de frente para trás, a fim de evitar a chegada da bactéria na vagina, já que esta encontra-se presente na região anal e perianal. 
  • Esvaziar completamente a bexiga toda vez que urinar, para evitar a urina residual que aumenta as chances de infecção urinária; 
  • Beber mais água, ingerindo pelo menos 1,5 L de líquidos claros por dia; 
  • Manter uma alimentação rica em fibras para diminuir o tempo de permanência das fezes dentro do intestino, o que diminui a quantidade de bactérias dentro dele; 
  • Não usar perfume ou creme com perfume na região da vagina porque isso pode irritar a pele e aumentar o risco de infecção urinária; 
  • Manter a região da vulva sempre seca, evitando usar roupas muito apertadas e absorvente diário, a fim de diminuir a transpiração neste local.


Deve-se seguir estes conselhos diariamente, especialmente durante a gravidez, época em que existe maior risco de infecção urinária devido às alterações hormonais e devido ao aumento do peso sobre a bexiga, o que favorece a proliferação de bactérias. 

Possíveis tratamentos 

Com certeza, essa é a dúvida de muitos, e a resposta é simples.

Sim, existe tratamento e ele é feito com uso de antibióticos indicados pelo médico, sendo a forma mais indicada de tratamento.

Esse tratamento dura de 7-10 dias, sendo importante tomar o remédio até a data indicada pelo médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes disso.

Também é importante beber mais água, porque quanto mais urina o corpo produzir, mais facilmente são eliminadas bactérias pela urina.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias