Hambúrguer à base de cânhamo vira novidade nos Estados Unidos

Hambúrguer à base de cânhamo vira novidade nos Estados Unidos

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Pioneiro no país, o novo produto feito com cânhamo apresenta uma nova opção para os veganos e vegetarianos.  

 

Você já provou algum hambúrguer vegano? Seja ele de soja, abóbora ou até mesmo beterraba? Hoje em dia existem diversas opções no mercado para quem não consome produtos derivados de animais. 

A novidade da vez são as carnes feitas a partir de cânhamo. Ideia que, nos Estados Unidos, partiu da Planet Based Foods, uma startup do ramo alimentício. 

O novo “Hempburguer” é uma grande aposta da rede, já que além de ser o pioneiro no país, apresenta importantes benefícios para o ser humano e para o meio ambiente. 

Benefícios ambientais 

Uma das vantagens da comercialização do hambúrguer de cânhamo é o fato de não ser tão prejudicial ao meio ambiente. 

As sementes de cânhamo requerem menos irrigação do que outras, não necessitam de pesticidas e ainda ajudam na recuperação do solo. 

Além disso, o desenvolvimento da planta pode ocorrer em temperaturas e climas mais quentes, permitindo uma adaptação maior do composto. 

A Planet Based Foods, fora esses fatores, também salientou o objetivo da empresa de reduzir a sua emissão de carbono.

Realmente substitui a carne animal? 

hambúrguer

 

Uma dúvida muito recorrente para quem nunca experimentou carne vegana, é se ela consegue substituir a proveniente dos animais. A resposta para essa questão é sim, tanto pela qualidade do produto quanto pelo valor nutricional que ele oferece. 

Além de em muitos casos passar despercebido pelo gosto, o hambúrguer de cânhamo é rico em proteínas e apresenta taxas de gordura, carboidrato e minerais em geral. 

As sementes inteiras da planta contém cerca de 20% a 25% de proteína em sua composição, chegando a valores parecidos com o das carnes bovinas (26%), dos frangos (27%) e dos peixes (variam de 23% a 30%). 

Em teor proteico, ainda fica bem acima da carne suína, que apresenta apenas 10% da molécula. 

Países que já adotaram 

O produto é novidade nos Estados Unidos, mas não no mundo. São vários os países que já adotam o “Hempburguer” em seus cardápios. 

Austrália, Israel, Japão, Nova Zelândia e Tailândia são alguns dos lugares em que você pode degustar dessa inovadora culinária. 

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas