Desde a proibição da importação de cannabis in natura pela Anvisa, em junho de 2023, produtos de formas distintas despontam entre os mais consumidos.
É o que aponta o último anuário da Kaya Mind, publicado na última terça-feira (7). O relatório aponta que durante o ano de 2023 pelo menos 25 formas farmacêuticas de cannabis foram registradas, porém seis delas se destacaram com maior demanda: gummies, roll-on (uso tópico), cápsula, óleo e lubrificantes, além das populares flores, agora proibidas.
De toda forma, o mercado farmacêutico ainda se adequa para compreender quais formas dos produtos irão se consolidar no comércio nacional, já que as flores representam pelo menos 14% do total de produtos buscados pelos pacientes de cannabis.
As cápsulas e gomas são uma alternativa viável para aqueles que buscam formas de ingestão dos derivados. O relatório lembra que estas formas ainda estão disponíveis exclusivamente via prescrição médica.
As gummies são as balas de goma feitas de cannabis. Na maioria das vezes, elas têm gosto de frutas e podem ser facilmente confundidas com doces ou suplementos alimentares. Elas podem ser compostas por canabinóides isolados ou ainda combinados, tanto com fitocanabinoides, quanto com vitaminas e outros fitoterápicos.
Em linhas gerais, “a flor é como uma bombinha de asma, um corticoide que resgata o paciente durante uma crise. Já a gummy é como um corticoide, tomado via oral, para a manutenção do tratamento e evitar uma possível crise”, explica o farmacêutico Guilherme Salgueiredo, do relacionamento médico da Cannect.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Aeroporto paralisado em SP atrapalha importações de cannabis
Pacientes ainda preferem importar cannabis medicinal
Cannabis nas farmácias: Especialista da Anvisa explica o que pode mudar
Ministério Público de SP recorre à decisão de descriminalização
Pernambuco aprova proposta sobre cannabis na rede pública
Cannabis diminuiu dores neuropáticas, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso