Governador do Rio de Janeiro sanciona lei sobre cannabis no SUS

Governador do Rio de Janeiro sanciona lei sobre cannabis no SUS

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Após publicado no Diário Oficial, o estado terá 90 dias para colocar em vigor. Com o Rio, 17 estados já possuem leis sobre a distribuição de produtos feitos com cannabis

Governador do Rio de Janeiro sanciona lei sobre cannabis no SUS
Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (6) o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sancionou o projeto de lei que permite a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes de baixa renda.

A proposta havia sido aprovada por unanimidade pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e esperava apenas a sanção ou veto do governador, que tinha 15 dias úteis para tomar uma decisão.

Proposta pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB) ainda em 2020, a nova lei visa fornecer tratamento para pessoas com autismo e epilepsia.

Outros estados

Atualmente, 15 estados brasileiros possuem uma lei sobre a cannabis, como  Piauí, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte,  Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Acre, Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Paraná já possuem uma lei que regulamenta a planta, seja para a distribuição da cannabis no SUS ou para a realização de pesquisas.  

Outros estados como Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Amazonas e Minas Gerais tramitam propostas semelhantes.

Em nível federal, além do PL 399, que pretende estabelecer o cultivo e a indústria de cannabis no país, há outro projeto de lei que tramita no congresso. Trata-se da proposta 89 de 2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS em todo o Brasil. 

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas