Embora promissora, a pesquisa brasileira ainda precisa de mais estudos. Contudo, abre portas para novas formas de tratamentos bucais no futuro
Estudo cannabis pode tratar inflamação na gengiva
Um estudo recente realizado na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, mostrou que a cannabis pode ser uma aliada no tratamento da inflamação crônica na gengiva, condição conhecida como periodontite.
A pesquisa, divulgada no início deste mês no periódico Journal of Applied of Microbiology, investigou os efeitos dos compostos da planta no controle de processos inflamatórios e na saúde bucal.
De acordo com os pesquisadores, os canabinoides presentes na cannabis, como o CBD (canabidiol), demonstraram propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras que podem ajudar a reduzir a infecção gengival e prevenir a progressão da doença.
A periodontite, se não tratada, pode levar à perda de dentes e está associada a outras complicações de saúde, como problemas cardiovasculares e diabetes.
Para a idealizadora da pesquisa, Anna Lívia Oliveira Santos ao portal O Tempo, o estudo pode trazer grandes impactos.“Para a academia, ele abre portas para novas pesquisas sobre o uso de produtos naturais no combate a bactérias resistentes, um problema crescente na medicina.”,diz.
Ela ainda acrescentou que, para a sociedade, o estudo vai além do benefício direto de novas opções terapêuticas menos agressivas e com menos efeitos colaterais, oferecendo uma opção mais segura para quem sofre de infecções periodontais.
A descoberta abre novas perspectivas para o uso terapêutico da cannabis, que os especialistas já reconhecem por seus benefícios em outras áreas da saúde, como no controle da dor crônica e da ansiedade.
No entanto, especialistas reforçam a necessidade de mais evidências científicas antes que eles recomendem a prática amplamente.
Enquanto isso, a prevenção continua sendo a melhor estratégia para evitar a periodontite. Hábitos como escovação adequada, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são fundamentais.
Pesquisadores e médicos têm estudado e utilizado a cannabis como uma opção terapêutica para o tratamento de inflamações, graças aos seus compostos ativos, principalmente os canabinoides, como o THC (tetraidrocanabinol) e o CBD, além de outros componentes como os terpenos.
A cannabis pode ser útil na resposta inflamatória de diversas condições, incluindo:
Ela pode ser administrada de diferentes formas:
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais no Brasil, e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Também vai te auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Cuidados paliativos na oncologia: como a cannabis ajuda?
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso