Frente parlamentar em SP planeja experimento com plantio de cannabis

Frente parlamentar em SP planeja experimento com plantio de cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Chamada de “sandbox regulatório”, trata-se de uma licença para testar um cultivo em pequena escala O objetivo é medir o impacto social e a arrecadação de impostos. 

Uma nova frente parlamentar foi lançada pela Assembleia Legislativa de São Paulo no segundo semestre deste ano. Coordenada pelo deputado Sérgio Victor (Novo), ela visa discutir o uso da cannabis no estado. 

Projetos de lei semelhantes sobre a cannabis já viraram pauta em todo o território nacional, tanto em estados como municípios. Contudo, os deputados da Alerj buscam acrescentar algo um pouco diferente.

Eles esperam obter a aprovação de uma licença para testar o plantio de cannabis em pequena escala. O objetivo do experimento é medir a arrecadação com impostos da produção de remédios, além do impacto social de uma produção de cannabis.

Experimento 

Segundo informações do jornal O Globo, a ação é chamada de “sandbox regulatório”, uma licença para testar novos projetos que ainda não têm previsão legal. 

A principal justificativa dos opositores à regularização do plantio no Brasil, é que a prática poderia resultar em um aumento do consumo e do tráfico de maconha.

Por isso, a experiência seria uma forma de medir o cultivo controlado de cannabis para fins medicinais. 

Sobre a Frente Parlamentar

Formada por 12 partidos diferentes, os 21 membros buscam promover discussões para o aprimoramento da legislação, além de criar políticas públicas sobre o tema no estado.

 O objetivo é reforçar os benefícios da cannabis medicinal, além de permitir que a população possa ter acesso através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também mostrar os benefícios do cânhamo industrial na economia e no meio ambiente. Atualmente, as fibras da subespécie de cannabis são bastante utilizadas na confecção de tecidos e cordas.

Quem coordena a frente parlamentar é o deputado Sérgio Victor, que também é líder do partido Novo. Para ele, a iniciativa pretende dar voz às pessoas comprometidas com o avanço da cannabis no Brasil. 

Segundo informações da Alesp, a Frente Parlamentar também pretende discutir o Projeto de Lei Federal 399/2015, que foi aprovado favorável à legalização para o cultivo no Brasil da Cannabis sativa, apenas para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.

O experimento, por exemplo, pode ter este fim. 

 

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas