Federal de SC obtém o direito de cultivar e produzir óleo de cannabis para estudos

Federal de SC obtém o direito de cultivar e produzir óleo de cannabis para estudos

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A decisão foi a primeira em que a justiça permitiu todos os processos de fabricação, desde o cultivo até o estoque dos produtos por uma universidade 

(Foto: UFSC/Divulgação)

Com informações da Ecoa Uol

A 1ª Vara Federal de Florianópolis concedeu à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o direito de cultivar e produzir o óleo de cannabis. 

A decisão permitiu o plantio, a extração, o preparo, a produção, a fabricação, depósito e até a prescrição de produtos derivados da planta. Essa é a primeira vez que uma universidade obtém o direito de todos os processos.

Embora outras instituições também conseguiram o aval da justiça para o cultivo, as restrições são bem maiores. 

Pode, mas não pode 

Embora a lei de drogas assegure o plantio para fins científicos, a falta de uma regulamentação sobre as condições de manipulação da planta fazem os pacientes e as instituições recorrem à justiça para ter uma garantia. 

Na ação, a juíza Simone Barbisan Fortes ainda acrescentou que “não se verifica agressão à saúde pública ou individual. Pelo contrário, a pesquisa não apenas vai ao encontro do direito animal à saúde, como também ao encontro do que se busca para a liberação e regulamentação do uso da cannabis, que é a existência de mais dados acerca dos benefícios à saúde e possíveis efeitos colaterais.”

Medicina veterinária

A sentença transitou em julgado na última quinta-feira(24), ou seja, não cabe mais recursos. A universidade pretende começar o cultivo no começo de 2023.

Para o professor e pesquisador da UFSC que entrou com o pedido, Erik Amazonas à Uol, essa é uma possível revolução dos estudos de cannabis no Brasil. 

Os estudos serão focados na medicina veterinária, área em que o professor coordena uma linha de pesquisa na universidade.

Mesmo em um limbo, em que não há a autorização e nem a proibição da prescrição de cannabis para o uso veterinário, ele acredita que ao menos 3 mil veterinários já prescrevem a cannabis para os animais. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas