Até agora, a marca Greencare Pharma conseguiu aprovar dois produtos à base de cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a venda nas farmácias brasileiras.
As autorizações são recentes. O primeiro deles foi aprovado em janeiro de 2022 e o segundo, um mês depois.
Trata-se de dois extratos de cannabis com concentrações diferentes, mas com apenas 0,2% de Tetrahidrocanabinol (THC). Embora pareçam iguais, eles possuem algumas diferenças.
Os dois produtos feitos da planta e que levam o nome da empresa. Eles são bem parecidos, a única coisa que muda, são as concentrações. Enquanto um possui 79,14 mg/ml de Canabidiol (CBD), o outro é feito com 23,75 mg/ml.
Eles foram aprovados através da Resolução 327/19, vigente há mais de dois anos. Desde que entrou em vigor, a RDC possibilitou a venda de 14 tipos de produtos feitos da cannabis nas drogarias.
Embora nem metade esteja disponível ainda, inclusive os dois produtos da GreenCare.
É importante ressaltar que óleos à base de cannabis não são feitos para uma condição específica, mas podem ser utilizados para o tratamento de uma série de doenças indicadas pelo médico.
Os dois produtos são o que chamamos de Full-Spectrum, ou seja, feitos com o extrato da planta inteira e não só o CBD. O óleo é feito inclusive com a substância que gera os efeitos alucinógenos da maconha, o THC.
O uso da maioria dos componentes da planta serve para gerar o chamado Efeito Entourage, ou também conhecido como Efeito Comitiva. As substâncias em conjunto potencializam os efeitos medicinais da planta.
Reação que pode ser útil para o tratamento de condições como:
Embora aprovados pela Anvisa, os novos produtos ainda não estão disponíveis nas drogarias, mas a expectativa é que estejam nas prateleiras ainda em 2022.
A empresa também não divulgou o valor do produto. Contudo, o que se espera, é que seja um valor bem parecido com marcas concorrentes que já estão nas drogarias. (Entre R$200,00 a R$500,00).
Fora os dois produtos aprovados pela Anvisa, há também outros tipos de derivados da cannabis disponíveis no site da empresa para importação. Tanto em cápsulas como em óleo e até tópicos, feitos com a planta inteira ou com canabinoides isolados.
Por causa da proibição do cultivo no Brasil, eles são feitos na Colômbia e exportados ao Brasil. Inclusive, os dois que foram aprovados pela Anvisa;
As linhas são divididas entre produtos medicinais, para a pele e até íntimos, que precisam ser importados através de outra resolução vigente: a RDC 660.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso