• 27 de junho de 2022

EUA arrecada mais dinheiro com o imposto de cannabis que de álcool

 EUA arrecada mais dinheiro com o imposto de cannabis que de álcool

O levantamento constatou que o aumento de tributos sobre a planta foi até sete vezes maior que o álcool em alguns estados.

De acordo com os dados do Instituto de Tributação e Política Econômica (ITEP) dos Estados Unidos, as receitas de produtos à base de cannabis foram maiores que a de álcool no ano passado.

A pesquisa mostrou que nos 11 estados onde a maconha é legalizada, o país arrecadou US$3 bilhões em impostos, cerca de 20% mais que a tributação sobre produtos alcoólicos. 

O Colorado se destacou como o principal estado onde essa diferença foi mais discrepante. Para se ter uma ideia, os lucros sobre a cannabis foram sete vezes maiores que nos demais estados. 

É relativo?

No entanto, é importante destacar que em alguns estados, os juros sobre álcool são menores que os demais e o imposto sobre a cannabis também pode ser maior. 

No Colorado, por exemplo, possui a menor taxa de maconha do país ( 2,7 centavos por dose de licor, 1,3 centavos por copo de vinho ou 1 centavo por litro de cerveja). 

Contudo, é também o estado que mais tributa produtos feitos com a planta (um comestível de 5 miligramas pode incorrer em cerca de 16 centavos de imposto estadual).

Crescimento do consumo 

Por outro lado, o uso da cannabis  tem crescido nos últimos anos. Ainda de acordo com o levantamento, só em 2021 o crescimento foi de 33% em relação ao ano anterior e a probabilidade é que cresça cada dia mais. 

A expectativa não é à toa. Alguns estudos já apontam a preferência maior das novas gerações à maconha do que álcool e tabaco. 

Fato que também  fez o consumo de cigarro despencar. O Centro de Controle de Prevenção e Doença dos EUA apontou que as vendas de tabaco diminuíram 40% nos últimos 15 anos e tendem a diminuir cada vez mais. 

Alguns aumentos recentes sobre o imposto do produto também ajudaram a aumentar essa porcentagem.  

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias