• 31 de julho de 2021

Estudos mostram que vacina Novavax tem eficácia de 90,4%

 Estudos mostram que vacina Novavax tem eficácia de 90,4%

Foto: Justin Tallis/AFP

A resposta positiva da nova vacina norte-americana foi vista em também em algumas variantes de dois países diferentes

A empresa norte-americana Novavax anunciou hoje (14) os estudos clínicos realizados com o seu novo imunizante. A nova vacina tem eficácia superior a 90% contra casos sintomáticos de COVID-19, além de 100% em casos graves.

Os dados da fase 3 foram coletados nos Estados Unidos, África do Sul e no México, com um total de quase  30 mil participantes.  Nos países americanos os estudos também mostraram uma boa resposta contra as variantes, com um índice de proteção de 93,2%.

Em grupos de risco, contendo pessoas acima dos 65 anos, pessoas com comorbidades e pessoas mais expostos ao vírus e, a vacina também obteve um percentual de 91%. 

Foto: Justin Tallis/AFP

Ainda em fevereiro, a empresa já havia divulgado a eficácia de 96,4% contra uma das  variações, a B.1.1.7, agora chamada de Alpha, pois foi a primeira a ser descoberta no Reino Unido. 

Porcentagem menor na África

A Novavax foi testada em 4.400 pessoas na África do Sul. 246 delas portadoras do HIV. No entanto, a capacidade de proteção desse grupo foi de apenas 50%. 

A hipótese dos pesquisadores é resultado da nova variante do país, a B.1.351, pois a variante foi encontrada em 93% dos casos tratados nos estudos. 

Por isso, outra vacina focada na variante começou a ser produzida. Testes em ratos mostraram um bom resultado. 

Em maio deste ano, a empresa   também mostrou resultados preliminares de outra vacina contra a COVID-19, mas que também neutraliza os efeitos de quatro tipos de cepas da gripe. 

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias