A empresa norte-americana Novavax anunciou hoje (14) os estudos clínicos realizados com o seu novo imunizante. A nova vacina tem eficácia superior a 90% contra casos sintomáticos de COVID-19, além de 100% em casos graves.
Os dados da fase 3 foram coletados nos Estados Unidos, África do Sul e no México, com um total de quase 30 mil participantes. Nos países americanos os estudos também mostraram uma boa resposta contra as variantes, com um índice de proteção de 93,2%.
Em grupos de risco, contendo pessoas acima dos 65 anos, pessoas com comorbidades e pessoas mais expostos ao vírus e, a vacina também obteve um percentual de 91%.
Ainda em fevereiro, a empresa já havia divulgado a eficácia de 96,4% contra uma das variações, a B.1.1.7, agora chamada de Alpha, pois foi a primeira a ser descoberta no Reino Unido.
A Novavax foi testada em 4.400 pessoas na África do Sul. 246 delas portadoras do HIV. No entanto, a capacidade de proteção desse grupo foi de apenas 50%.
A hipótese dos pesquisadores é resultado da nova variante do país, a B.1.351, pois a variante foi encontrada em 93% dos casos tratados nos estudos.
Por isso, outra vacina focada na variante começou a ser produzida. Testes em ratos mostraram um bom resultado.
Em maio deste ano, a empresa também mostrou resultados preliminares de outra vacina contra a COVID-19, mas que também neutraliza os efeitos de quatro tipos de cepas da gripe.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso