• 30 de julho de 2021

Estudo sobre o tratamento da ansiedade e insônia com cannabis está com inscrições abertas

 Estudo sobre o tratamento da ansiedade e insônia com cannabis está com inscrições abertas

Crédito: Shutterstock / Tatevosian Yana

Pacientes de todo o país poderão se inscrever na pesquisa, que serão acompanhados por profissionais especializados.

A associação de Santa Catarina, a Santa Cannabis, pretende fazer um estudo observacional com 200 pacientes para entender o efeito de óleos à base da planta em pacientes com insônia e ansiedade.

Segundo o presidente da entidade, Pedro Sabaciuskis, a iniciativa foi uma ideia que surgiu entre pesquisadores e médicos, que junto com uma empresa importadora, buscam observar a ação do Canabidiol (CBD) e do tetraidrocanabinol (THC) para estas condições.

Quem irá conduzir a pesquisa, será a farmacêutica Margarete Akemi, especialistas em homeopatia e fitoterapia.

Com acompanhamento quinzenal de pesquisadores e profissionais da medicina canábica, os pacientes serão avaliados de perto.

Crédito: Shutterstock / Tatevosian Yana

Inscrições

As inscrições para participar do estudo observacional vão até o dia 27 deste mês pelo site da entidade, e serão permitidos pacientes de todo o Brasil.

Na data também terá um painel sobre o tratamento da cannabis para ansiedade e insônia. A coordenadora do estudo também estará tirando qualquer dúvida.

Embora sejam 200 participantes, apenas 20 deles terão gratuidade no tratamento. O restante, precisará arcar com os custos do óleo e das consultas. Apoiadores ainda terão 15% de desconto.

Isso porque a associação não tem o aval para o cultivo, o seu papel é ajudar os associados a obter óleos à base da planta.

Estudos sobre cannabis

Embora a maior concentração dos estudos sobre os efeitos da cannabis estejam lá fora, o Brasil também está produzindo bastante.

A Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, por exemplo, explora os benefícios da planta desde a década de 1980, e foi uma das precursoras do uso da cannabis no tratamento da Epilepsia Refratária.

Outras instituições, como a Universidade Federal de São Paulo, de Santa Catarina, de Integração Latino-Americana, entre outras.

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias