Presidente da Associação Cultive relembra o tratamento da filha, diagnosticada com Síndrome de Dravet
Cannalize entrevista Cidinha Carvalho.
Foto: Divulgação
A maternidade é um período com diferentes desafios e aprendizados diários. Quando pensamos nesta palavra, é difícil associá-la a histórias complexas, como a de Cidinha Carvalho e sua filha Clárian.
Cidinha é presidente da Associação Cultive, de cannabis medicinal. O contexto por trás da fundação é ligado com o tratamento da filha, diagnosticada com Síndrome de Dravet, um tipo raro de epilepsia.
Depois do óleo de cannabis, a quantidade de convulsões de Clárian diminuiu em 80%, e sua qualidade de vida melhorou muito. Quem também viu a vida mudar foi sua mãe, que dividiu essa experiência em entrevista exclusiva para a Cannalize.
Você pode assistir na íntegra, abaixo:
A Síndrome de Dravet é de uma patologia neurológica rara e de difícil controle. É uma condição genética causada pelo mau desenvolvimento do gene SCN1A, um dos responsáveis pela comunicação entre neurônios.
Como consequência, podem ocorrer crises epilépticas graves e problemas cognitivos que afetam diretamente as funções motoras.
Esses sintomas surgiram em Clárian quando ela tinha apenas cinco meses. “Foi uma transformação em todos os nossos valores e visão de mundo”, afirma a presidente da Cultive.
A escolha pela cannabis medicinal veio após muitas pesquisas, e antes do tratamento ser permitido no Brasil. Mesmo após testar outros medicamentos, a melhora do quadro só veio após a cannabis.
“Com 11 anos foi a primeira vez que eu vi minha filha transpirar de fato. Depois ela começou a andar e aprender a ter equilíbrio.”
Além disso, Cidinha conta que as crises convulsivas agora acontecem no máximo e vez por mês, e quando ocorrem, duram menos de um minuto. Um avanço significativo para uma criança que já convulsionou por mais de uma hora.
Clique aqui para assistir essa história emocionante!
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Cuidados paliativos na oncologia: como a cannabis ajuda?
Mês do autismo: 5 questões que você precisa saber
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso