Em nota técnica, Fiocruz divulga evidências científicas sobre a cannabis

Em nota técnica, Fiocruz divulga evidências científicas sobre a cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O levantamento ainda destacou pesquisas conclusivas que mostram a eficácia e segurança da planta para uma série de condições. 

Em nota técnica, Fiocruz divulga evidências científicas sobre a cannabis
Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (19) o Programa Institucional de Políticas de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgou uma nota técnica que mostra as evidências científicas encontradas até agora sobre a cannabis medicinal.

Segundo a instituição, o objetivo do documento é oferecer evidências técnicas para auxiliar na estruturação de futuras legislações sobre a planta no país, além de apresentar embasamento para a produção dos derivados da cannabis.

São estudos com diferentes níveis de evidências, onde cada patologia pode ter ou não embasamentos científico suficiente para provar que a cannabis pode ser uma opção segura. 

Os pesquisadores, inclusive, consideram alguns estudos conclusivos, ou seja, que a eficácia da planta é evidente.

Condições com evidências claras

De acordo com o levantamento, algumas pesquisas são conclusivas e apontam a eficácia da cannabis para condições como dores crônicas, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos e náusea, vômito e perda do apetite ligados ao tratamento com quimioterapia

São estudos que comprovam que a cannabis é segura e efetiva para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Crescimento dos estudos com cannabis 

Parece que há um número crescente de pesquisas que apontam a eficácia de produtos tanto de CBD (canabidiol) quanto THC (tetrahidrocanabinol) para uma variedade de condições médicas. 

Só em 2022 pesquisadores em todo o mundo publicaram um recorde de mais de 4.300 artigos científicos sobre  cannabis, de acordo com os resultados de uma pesquisa por palavra-chave no site National Library of Medicine/PubMed.gov.

Isso supera o número total de pesquisas publicadas durante todo o ano de 2021, quando os cientistas publicaram mais de 4.200 estudos. Na época, esse total era o maior número de artigos específicos sobre cannabis já publicados em um único ano.

Desde 2010, os cientistas já publicaram mais de 30.000 artigos revisados ​​por pares sobre cannabis, com o número total anual de pesquisas aumentando a cada ano.

Regulamentação

Além de reunir os estudos, os pesquisadores da Fiocruz também destacaram na nota técnica a necessidade de se avançar em pesquisas clínicas no Brasil e a capacitação de médicos e profissionais sobre o uso terapêutico da planta.

Além da regulamentação de novos produtos para a produção nacional e distribuição de forma segura e eficaz.

Para os pesquisadores, “é indispensável assegurar uma regulamentação abrangente e eficiente, que viabilize a produção, prescrição e o acesso gratuito e universal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a uma ampla gama de formas farmacêuticas da cannabis e derivados, sempre respaldadas por evidências sólidas de segurança e eficácia terapêutica”. Escreveram.

Comece a prescrever cannabis agora mesmo!

Menos 1% dos médicos com CRM ativo prescrevem canabinoides como para seus pacientes, enquanto 50% da população adulta poderia utilizar a cannabis no seu tratamento. Por isso, não perca tempo e comece a prescrever!

O curso Cannabis Medicinal do Zero é feito para que você tenha segurança para prescrever em 2 meses ou menos. Além das vídeo-aulas, você contará com o material de apoio interativo para baixar e usar na sua prática clínica. Clique aqui

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas