Imagem: Freepik
O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. Esta data celebra uma profissão que diariamente realiza cuidados de saúde que são essenciais para o tratamento, prevenção e diagnóstico de diversas doenças. Médicos também são responsáveis por auxiliar os pacientes em direção a uma vida mais saudável.
Segundo o último estudo da Demografia Médica no Brasil, produzido pela Associação Médica Brasileira, o número de médicos no Brasil aumentou 81% em 13 anos. Atualmente são cerca de 546 mil profissionais ativos e a maioria deles estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste.
Essa quantidade está crescendo, visto que em 2022 eram pouco mais de 535 mil médicos registrados; em 2021, cerca de 510 mil; e em 2010, quando começou um novo ciclo desta contagem, eram 310 mil profissionais.
Além disso, a maioria dos médicos estão centralizados nas capitais e nos grandes municípios que compõem as regiões citadas. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes estão 62% das pessoas deste setor, em diversas especialidades e modelos de atendimento. Cerca de 8% dos médicos brasileiros residem ou trabalham em municípios com até 50 mil habitantes, o que corresponde a algo em torno de 42 mil médicos.
Também de acordo com a publicação, as mulheres deverão ser a maioria na profissão já em 2024, seguindo o crescimento do gênero feminino nos últimos anos.
Pensando nas especialidades, que são escolhidas após a graduação em medicina, o Brasil conta com cerca de 321 mil especialistas, 62% do total em atividade. As especialidades mais presentes são Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.
A cannabis vem surgindo como uma alternativa clínica, e desde 2015, está ajudando diversos pacientes de diferentes regiões do país. Porém, apenas 0,5% a 1% dos médicos utilizam a terapêutica no dia a dia. Segundo o último balanço da Anvisa, o país contava com pouco mais de dois mil médicos que prescreviam fitocanabinoides, no final de 2022.
Porém, segundo a Kaya Mind, empresa brasileira de dados sobre cannabis, considerando todas as autorizações feitas pela Anvisa, o número deve ser bem maior. A empresa acredita que o total de médicos que já prescrevem a terapêutica, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 660, de 2022, já ultrapassou dez mil. Apenas no ano passado, foram cerca de 700 novos profissionais testando a abordagem clínica.
São Paulo é o estado com o maior número de prescrições aprovadas, 41% do número total. As especialidades médicas que mais prescrevem produtos à base de cannabis são Neurologia e Psiquiatria.
Assim como qualquer outro tratamento de saúde, é recomendado que o primeiro passo seja agendar uma consulta com um profissional de saúde.
É importante ter em mente que apenas médicos e cirurgiões-dentistas são legalmente autorizados pela Anvisa para prescrever derivados de cannabis. Além disso, esses profissionais devem estar habilitados nos conselhos regionais de suas profissões.
Um dos pilares da Cannect é facilitar sua busca por profissionais que possam te ajudar a começar um tratamento.
Somos o maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina. Diariamente conectamos pacientes, médicos, cirurgiões-dentistas, pesquisadores e fornecedores de produtos.
Para os profissionais de saúde oferecemos uma série de soluções voltadas para viabilizar a prática clínica, e assim, facilitar o dia a dia com os pacientes. Conheça algumas delas:
• Cannect Assistente de Prescrição
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso