Descriminalização na Alemanha e cenário cada vez mais conservador no Brasil 

Descriminalização na Alemanha e cenário cada vez mais conservador no Brasil 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Enquanto o país europeu autoriza a posse e o plantio de cannabis para fins recreativos, o número de brasileiros contra a descriminalização é cada vez maior 

Descriminalização na Alemanha e cenário cada vez mais conservador no Brasil
Descriminalização na Alemanha e cenário cada vez mais conservador no Brasil
Foto: Cristian Mang/Reuter/Reprodução

A partir desta segunda (1), passa a valer a nova lei o consumo de maconha na Alemanha. Agora, pessoas com mais de 18 anos podem ter pequenas quantidades de cannabis para uso pessoal.

De acordo com a nova legislação, os adultos poderão cultivar até três plantas para consumo privado e também estão autorizados a possuir 50g em casa, além de 25g em público. 

Daqui há três meses, a cannabis também estará disponível em clubes licenciados sem fins lucrativos. Mas estes tipos de estabelecimentos só poderão ter, no máximo, 500 membros. Isso sem contar que cada pessoa só poderá consumir a sua própria produção.

A medida tornou o país alemão o terceiro na lista de nações da Europa que retiraram a cannabis da lista de substâncias proibidas e  aprovaram o uso recreativo. Só ficou atrás de Malta e Luxemburgo. 

Já no Brasil…

Enquanto isso, duas pesquisas brasileiras mostram que a opinião pública ainda está dividida quanto à descriminalização da maconha. 

Ao serem questionadas sobre o tema, que é discutido pelo STF (Superior Tribunal Federal), metade dos brasileiros diz ser a favor, enquanto a outra metade é contra. Número diferente do ano passado, quando 53% eram favoráveis.

Segundo uma pesquisa do PoderData, 50% apoiam o porte para uso pessoal, enquanto outros 45% se dizem contrários e 5% não quiseram responder. A quantidade de pessoas contrárias saltou de 27% em setembro 2023 para 45% esse ano. 

Já na pesquisa do DataFolha, que saiu na semana passada, o número de brasileiros contra a descriminalização era ainda maior, com quase 70% de pessoas contra a posse da planta e apenas 31% a favor. 

A pesquisa da Folha de S. Paulo também mostrou que o número de contrários é maior que no ano passado. 

Mercado de Cannabis

O mercado de produtos à base de cannabis é muito promissor, mesmo no Brasil. A Dr. Cannabis oferece um curso introdutório de 40 minutos para quem quer ter mais informações sobre esse setor e suas oportunidades. Custa menos de R$100. Inscreva-se aqui

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas