• 25 de junho de 2022

Dermatite Herpetiforme: O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos

 Dermatite Herpetiforme: O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos

Você sofre ou conhece alguém que sofra com alergias intensas na pele a ponto de criar bolhas e manchas? Isso pode ser um sintoma de Dermatite Herpetiforme.

Mesmo que esta doença possa aparecer em qualquer pessoa, geralmente ocorre em quem sofre com doença celíaca (reação exagerada do sistema imunológico), pois parece estar relacionada com a sensibilidade ao glúten.

Essa doença não tem cura, mas o tratamento combinado a uma dieta sem glúten e o uso de antibiótico em casos mais graves, ajuda a aliviar os sintomas, permitindo uma melhor qualidade de vida.

A dermatite herpetiforme geralmente ocorre em jovens adultos, mas pode ocorrer em crianças e idosos também. Raramente ocorre em pessoas negras e asiáticas.

Mas quais são os sintomas

Geralmente os principais sintomas são bolhas e urticária. Elas se formam aos poucos, principalmente nos cotovelos, nos joelhos, nas nádegas, na região lombar e na parte posterior da cabeça, onde aparecem repentinamente.

Além das bolhas, existem outros sintomas como: 

  • Placas vermelhas com descamação;
  • Sensação de coceira intensa;
  • Sensação de queimação nas regiões afetadas.

Além disso, também é muito frequente o surgimento de feridas em volta das bolhas, que surgem por se coçar a pele com muita intensidade.

Causas da doença

Diferente de muitas outras doenças, existe uma das principais causas para a dermatite herpetiforme, que é a intolerância ao glúten. Esta substância ativa o sistema imune, dando origem à formação de imunoglobulina A, uma substância que leva o organismo a atacar as células do intestino e da pele.

Embora pareça ser causada principalmente pelo glúten, existem muitos casos de pessoas com dermatite herpetiforme que não apresentam qualquer sintoma intestinal de intolerância ao glúten e, por isso, a causa ainda não foi completamente definida.

Tratamentos

O tratamento mais utilizado para combater a dermatite herpetiforme basicamente consiste em fazer uma dieta sem glúten, eliminando alimentos como trigo, cevada e aveia da alimentação.

Vale ressaltar que as bolhas não desaparecem sem tratamento. 

Um medicamento muito usado, é o dapsona, tomado por via oral, que proporciona quase sempre um alívio em um a três dias, mas deve ser usado de maneira correta, pois a dapsona pode causar anemia.

Outro medicamento é a sulfapiridina, também usada por via oral e pode ser prescrita às pessoas que não toleram a dapsona. Contudo, esse medicamento pode provocar anemia e reduzir a quantidade de glóbulos brancos aumentando o risco de infecção e também requer hemogramas regulares.

Mesmo com medicamentos, é necessário manter uma dieta regular sem glúten. 

Em alguns casos o tratamento com medicamentos pode ser interrompido. Contudo, algumas pessoas não podem interromper o tratamento.

Na maioria das pessoas, qualquer novo contato com glúten, por menor que seja, pode desencadear outra crise. 

Basicamente, a dieta sem glúten é seguida rigorosamente por 5 a 10 anos para reduzir o risco de linfoma intestinal.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias