Na última semana, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania – PE) apresentou um requerimento para pedir urgência na apreciação do Projeto de Lei 399/15 ao presidente do Plenário Arthur Lira.
A proposta está parada na Câmara desde que o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) levantou um recurso em junho de 2021, em que solicitou que o PL fosse discutido por todos os 513 deputados.
O Projeto de Lei já tinha sido aprovado em uma Comissão Especial em maio do ano passado e poderia seguir para o Senado. Contudo, com o recurso, é possível que ele volte para a votação por todo o Plenário.
Trata-se de uma proposta que pretende regular o cultivo, venda e distribuição de produtos à base de cannabis para fins medicinais e industriais, excluindo o uso adulto.
O recurso foi assinado por um total de 129 deputados e agora, cabe ao presidente Arthur Lira levantar a pauta para que ele seja votado.
Caso a maioria vote pela permanência no Plenário, o PL voltará a ser discutido na Câmara para só então ser aprovado ou não.
Caso o recurso seja rejeitado, ele será encaminhado direto ao Senado, pois já foi aprovado por uma comissão especial. Lá os Senadores podem aprovar ou não o projeto de lei.
Se os senadores rejeitarem, ele volta ao Plenário novamente. No entanto, se for aprovado, vai para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Contudo, sem o presidente da Câmara se posicionar sobre quando o recurso será posto em pauta, não há o que fazer. É por isso que o deputado Daniel Coelho pediu urgência.
Mas para ser aceito, o requerimento ainda precisa de 256 assinaturas. Até agora, apenas 29 deputados colocaram os seus nomes.
“O recurso não é para que ele (o projeto de lei) fique na gaveta de forma eterna. Na última semana, apresentei requerimento de urgência e já solicitei o apoio e a assinatura dos parlamentares, que entendem o sofrimento e a dor das milhares e milhares de famílias que precisam da cannabis”, disse o deputado em sessão parlamentar.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso