Com o aumento da legalização da maconha em vários estados dos EUA, o número de animais de estimação ingerindo a erva acidentalmente também aumentou.
Segundo a instituição ASPCA Poison Control Center, com sede em Nova York, o número geral saltou de 1.436 para 3.923 casos de 2017 a 2020.
Na Califórnia, por exemplo, em que o uso da maconha é bastante popular, o número de ligações para relatar casos assim cresceu 276% de 2016 a 2020. No Colorado, o número de ocorrências subiu 11 vezes desde a legalização da planta em 2012.
Embora não tão nociva, a maconha pode gerar alguns efeitos colaterais bastante incômodos para os bichos. Enquanto os humanos utilizam maconha por causa dos efeitos, por exemplo, a sensação para os animais não é nada boa.
Os sinais da toxicidade incluem olhos dilatados, gotejamento da urina, depressão, sensibilidade ao toque e ao som, batimentos cardíacos lentos, baixa temperatura corporal e claro, instabilidade nos pés;
Segundo o veterinário João Lourenço, os animais não gostam dos efeitos alucinógenos do tetrahidrocanabinol (THC), principal composto da maconha.
Eles ficam confusos, um pouco tontos, não conseguem ficar em pé direito. Em últimos casos, os animais podem apresentar até uma incontinência urinária.
Segundo os dados da ASPCA, a maioria dos acidentes acontece em casa mesmo, quando o animal encontra a maconha no sofá ou na cama. Contudo, o número de pessoas que relataram os casos em espaços públicos aumentou.
Em um aplicativo americano chamado Nextdoor, os tutores relataram que os seus animais de estimação ingeriram a cannabis achada em parques, praias e até em passeios pela vizinhança.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Dronabinol pode ajudar a tratar Alzheimer, segundo estudo
Cannabis no tratamento de câncer? O que a ciência diz
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Cannabis não altera processos cognitivos, segundo estudo
CBD pode tratar tremor essencial?
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso