Senado chileno aprovou a inclusão de um artigo na lei de drogas para proteger o direito dos pacientes de cannabis medicinal de cultivar suas próprias plantas.
Traduzido de Canamo
A aprovação do autocultivo trata-se de uma iniciativa política que há anos tenta ser aprovada por um grupo de legisladores liderados pela deputada Ana María Gazmuri, com o objetivo de acabar com a perseguição policial e judicial de pacientes que usam cannabis medicinal.
A proteção do autocultivo para pacientes com receita médica foi incluída na tramitação da chamada Lei Antinarcóticos. Na verdade, a lei chilena já inclui o uso pessoal e medicinal da cannabis, mas não está sendo cumprida.
“O problema é que isso não foi respeitado. E é por isso que fomos obrigados a especificar esta situação com uma indicação”, declarou o deputado Gazmuri.
Depois de ter obtido a aprovação da Comissão Mista, falta agora passar pelo plenário, mas os seus promotores garantem que a votação está assegurada.
“Sabemos que será ratificado”, assegurou Ana María Gazmuri.
Leia também: Governo Argentino anuncia avanços sobre a produção de cannabis medicinal
A medida foi aprovada com amplo apoio na Câmara dos Deputados em 2018, mas três anos depois foi rejeitada pela Comissão de Saúde do Senado.
“Nos enche de alegria e emoção que, finalmente, depois de tantos anos e depois de ter sido aprovado por larga maioria pela Câmara dos Deputados e Deputados, […] e depois, infelizmente, rejeitado no Senado, hoje conseguimos substituir essa indicação que protege os usuários que cultivam maconha para uso medicinal pela prescrição médica. Um mínimo civilizatório que devíamos à imensa comunidade de pacientes”, afirmou o deputado na conferência de imprensa após a votação.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Victor Bertoluci
Jornalista, Fotógrafo e produtor de conteúdo na Cannalize. Amante do cinema e temas sobre a América Latina.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
AGU pede um prazo maior para regular o cultivo de cannabis
Livro sobre cannabis se destaca entre os mais relevantes na Amazon
Pesquisa Cannalize: abuso de substâncias é um problema?
Diretor cinematográfico conta como a cannabis ajudou na insônia
Goiânia passa a ter carteirinha de cannabis
Farmácias alcançaram mais de R$160 milhões com cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso