Em uma reunião ordinária realizada nesta terça-feira (14) o Conselho de Saúde do Ceará aprovou a criação de uma política pública para o uso de produtos à base de cannabis para pacientes da rede pública.
A decisão, considerada histórica, foi apresentada junto com um Projeto de Lei feito pelo Grupo de Trabalho Medicinal, criado em 2019 para entender melhor o tema.
A proposta foi aprovada por unanimidade por todos os 18 conselheiros. No entanto, para que vire lei, ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa.
A ideia é que seja remetida como mensagem (quando a proposição é feita pelo próprio gabinete do governo).
Além de facilitar o acesso para os cearenses através do Sistema Único de Saúde (SUS), a ideia é que o projeto também incentive o desenvolvimento de pesquisas científicas com a planta.
E que os médicos também sejam capacitados para prescrever a planta. Mesmo que milhares de pessoas utilizem o tratamento no Brasil, a descoberta da forma em que a cannabis funciona no organismo é relativamente nova e pouco ensinada nas universidades.
Agora, a proposta deve seguir para a mesa do secretário estadual de saúde, Marcos Gadelha para que seja apresentado oficialmente à governadora Izolda Cela (PDT).
Embora ainda precise passar pelos deputados, o projeto é considerado um grande avanço, principalmente por partir do próprio setor de saúde do estado.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso