A terapia canabinoide e a nutrição clínica compartilham um objetivo similar: o equilíbrio da homeostase. Combinar os tratamentos pode trazer ótimos resultados
O termo “nutracêutico” é uma junção das palavras nutrição e farmacêutico, ou seja, são medicações voltadas para ganhos nutricionais. Dessa forma, eles estão dentro da nutrição clínica, área que utiliza alimentos e seus nutrientes para prevenir doenças e estabelecer o equilíbrio do corpo. E qual é a relação com a cannabis medicinal?
Antes de tudo, vamos introduzir este tema! Nutracêuticos são compostos bioativos que foram extraídos dos alimentos com o objetivo de suplementar a alimentação. Embora a popularização destes suplementos seja recente, muitas pessoas já os testaram pelo menos uma vez.
De acordo com um artigo publicado na revista PubMed, mais de 70% dos adultos dos Estados Unidos utilizam algum tipo de suplemento alimentar diariamente. O faturamento desta indústria é de quase 30 bilhões de dólares.
Por outro lado, os pesquisadores do estudo alertam que as evidências científicas ainda são limitadas. Inclusive, muitos pacientes não revelam o uso frequente destes nutracêuticos em consultas médicas, muitas vezes por desconhecimento do que eles são.
O recomendado é que esse uso seja amplamente acompanhado por especialistas.
Leia mais: O que são nutracêuticos e para que servem?
É importante destacar que essas medicações costumam ser mais eficazes em pacientes que já fazem uma dieta balanceada e atividades físicas. O aumento da sensação de bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico são algumas características comuns entre essas pessoas.
A relação dos nutracêuticos com a terapia canabinoide varia de paciente para paciente, visto que o tratamento é individualizado e deve se adequar às atividades cotidianas.
Portanto, ambos devem seguir a orientação de um profissional habilitado, visando, é claro, a saúde dos pacientes.
Canabinoides (componentes da cannabis) e nutracêuticos compartilham um benefício em comum: regular a homeostase. Trata-se de uma função natural do corpo humano de manter a estabilidade diante de situações externas.
A homeostase é fundamental para manter os órgãos dentro do funcionamento correto, assim como o controle de doenças ou infecções.
Tal como a cannabis, que é uma planta, a maioria dos nutracêuticos são de origem vegetal. Alguns deles são desenvolvidos para retardar o envelhecimento celular e melhorar a disposição física e mental.
Diversos estudos já apontam que a cannabis tem potencial para estimular a saúde do cérebro, assim como os processos motores. Além disso, o CBD (canabidiol) é um importante ansiolítico, anti-inflamatório e imunomodulador.
A combinação de fitocanabinoides com alguns nutracêuticos, como melatonina e curcumina, pode potencializar os efeitos terapêuticos desses compostos. Essa sinergia pode proporcionar a redução da ansiedade, melhorar a qualidade do sono, e promover o alívio da dor crônica.
Lembrando que o uso de nutracêuticos precisa ser acompanhado de alimentação saudável e prática de atividade física. Em caso de dúvidas sobre o uso combinado desses produtos, é sempre importante consultar um médico.
Quando falamos de suplemento alimentar, um nome que pode vir à cabeça é “colágeno”. Este nutracêutico é extraído de vários animais ou plantas e contribui para uma pele mais firme, hidratada e elástica.
Uma farmacêutica brasileira que trabalha com esse tipo de produto é a Endogen. O colágeno Pro Collagen Drink é exemplo de nutracêutico fabricado para cuidados da pele, unhas, cabelos, e também para ganho de energia e disposição física.
Este suplemento utiliza tecnologia Suíça em seu processo de fabricação, além de compostos antioxidantes que visam melhorar a saúde das células e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A linha de suplementos Endogen Clinical também inclui outros tipos:
Ômega 3
Melatonina
A farmacêutica busca trazer equilíbrio para que as pessoas vivam mais e melhor, utilizando tecnologias e evidências científicas comprovadas.
Seus nutracêuticos possuem formulações diferenciadas, com ingredientes naturais de alta qualidade e tecnologias inovadoras no mercado brasileiro.
Recentemente, a Endogen selou sua parceria com a Cannect, maior healtech de cannabis medicinal da América Latina, integrando alguns de seus produtos ao marketplace.
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso