Instituto Brasileiro de Ciências Criminais sugere mudanças nas regras legislativas no intuito de proteger liberdades individuais “de modo efetivo e racional”
Imagem: Reprodução
A descriminalização das drogas no Brasil ainda é pouco avançada em comparação a outros países, o que a torna um campo fértil para discussões.
Para aprofundar o debate e tentar mitigar intolerâncias, o IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais divulgou na última quinta-feira (22) uma carta endereçada aos candidatos à presidência do Brasil, propondo mudanças na legislação.
Leia também: Ficou de fora: presidenciáveis não citam cannabis em seus planos de governo
O intuito do documento é proteger liberdades individuais e através da prevenção, garantir direitos fundamentais, para enfrentar a criminalidade “de modo efetivo e racional”, contribuindo assim para a diminuição da população carcerária.
“Não há vencedores quando o Direito Penal serve exclusivamente ao encarceramento desmedido, sem objetivos claros. Ao final, converte-se apenas em mais criminalidade e reprodução de violências”, defende a carta.
O instituto é uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente, que promove diálogos entre academia, poder público e sociedade civil.
Você pode ler o documento completo aqui.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso