• 25 de junho de 2022

Cárie: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

 Cárie: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Sem dúvidas você já ouviu falar ou até mesmo já teve cárie, o que muitas vezes é normal, porém sempre precisa ser analisada e tratada por um dentista.

A cárie, também conhecida popularmente como dente podre, é uma infecção dos dentes causada por bactérias que estão presentes na boca de todas as pessoas e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. 

Nesta placa presente da boca, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.

Vale lembrar que é muito importante que a pessoa consulte o dentista assim que identificar sinais e sintomas que podem ser indicativos de cáries, entre esses sinais estão:

  • Dor no dente;
  • Manchas na superfície dos dentes;
  • Maior sensibilidade em um dos dentes. 

Dessa forma, é possível que o dentista identifique a presença de cárie e inicie o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através de uma limpeza da boca e realização de restauração, por exemplo.

Causas da cárie

Como já foi dito, a principal causa da cárie são as bactérias que vivem na nossa boca e que 

adoram restos de alimentos. 

É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes. 

Com isso, acontece o acúmulo de placa bacteriana e a produção de ácidos que os corroem. 

Para completar, quando não retirada corretamente, como através da higiene bucal diária, a placa pode dar origem ao tártaro, uma calcificação que só pode ser removida no consultório do dentista. 

Esses problemas bucais, desde o início do processo, apresentam como resultado os dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

Principais sintomas

Dor de dente constante: A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries;

Maior sensibilidade dental: Outro sintoma comum é o aumento da sensibilidade que pode surgir em diversas situações;

Incômodo na hora da mastigação: Devido ao aumento da sensibilidade e das dores pela própria lesão, que vai aumentando aos poucos, um dos sintomas da cárie é o desconforto na hora de mastigar os alimentos;

Mau hálito: Um dos sintomas de cáries mais extensas é a presença de mau hálito;

Manchas nos dentes: A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento;

Inchaço nas gengivas: Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente;

Presença de orifícios nas regiões cariadas: Finalmente, com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque.

Na presença de algum desses sintomas, o ideal é procurar um dentista o quanto antes, evitando assim, que o problema evolua para doenças bucais mais graves. 

Como evitar

Existem algumas formas de evitar a cárie. A melhor estratégia para evitar a cárie é escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia para eliminar os restos de comida dos dentes e evitar a formação de placa bacteriana, além de passar o fio dental de forma regular, pois ajuda a remover restos de comidas que possam estar entre os dentes e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação.

Além desses costumes, existem outros pontos importantes também como:

  • Diminuir o consumo de açúcar e de alimentos que grudam nos dentes;
  • Preferir um creme dental com flúor sempre que escovar os dentes;
  • Comer 1 maçã depois da refeição para limpar os dentes;
  • Comer 1 fatia de queijo amarelo como cheddar, por exemplo para normalizar o pH da boca, protegendo os dentes das bactérias que causam cáries;
  • Ter sempre um chiclete sem açúcar por perto porque a mastigação estimula a salivação e protege os dentes porque não permite que as bactérias produzam o ácido que corroem os dentes. 
  • Usar fio dental e enxaguar bucal, principalmente antes de dormir, e se usar aparelho, sempre depois de comer.

Possíveis tratamentos

Basicamente, a única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la. 

Por vezes, basta apenas 1 sessão para eliminar a cárie, com uma restauração do dente, em que é feita a remoção da cárie e de todo o tecido infectado, seguida da aplicação de resina.

Quando a cárie é identificada em muitos dentes, o tratamento pode ser mais prolongado, podendo ser preciso recorrer ao tratamento de canal, também conhecido por obturação, ou até mesmo à retirada do dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.

Além disso, o tratamento para a cárie envolve a realização de uma limpeza, que consiste na remoção das placas bacterianas presentes na boca.+

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias