• 19 de outubro de 2020

Cannabis pode ser eficaz contra o Coronavírus

 Cannabis pode ser eficaz contra o Coronavírus

Uma pesquisa canadense mostrou que a cannabis pode agir no sistema imunológico, diminuindo a vulnerabilidade do organismo.

Um estudo realizado no Canadá indicou que a cannabis sativa pode ser bastante útil e eficaz na luta  contra a COVID-19. Apesar da necessidade de mais pesquisas, foi constatado que alguns componentes químicos da planta podem ajudar na diminuição da entrada do vírus pela mucosa nasal.

Os primeiros testes clínicos da vacina para o Coronavírus já estão sendo realizados na Alemanha, com um produto criado para a imunologia do câncer, mas as outras opções ainda não foram descartadas.

A descoberta aconteceu quando os cientistas pesquisavam o tratamento de câncer e artrite com a planta. Os estudos sobre a cannabis ainda são relativamente recentes, mas já foram descobertas muitas propriedades medicinais que ajudam no tratamento de várias doenças, onde a mais conhecida é a epilepsia.

Estudos sobre a cannabis estão descobrindo a sua ação no sistema imunológico.

Como funciona

A pesquisa foi observada depois que um estudo francês indicou que a nicotina – mais especificamente o alcaloide da nicotina- pode agir contra o Coronavírus.  Os princípios ativos da cannabis podem ter um efeito análogo a nicotina, que eleva a proteção das células contra o COVID-19, reduzindo a capacidade do vírus chegar até as células pulmonares.

Segundo DW Igor Kovalchuck, professor de ciências biológicas da Universidade de Lethbridge, o Coronavírus se propaga quando chega ao pulmão, pois para se hospedar em uma célula humana ele precisa de um receptor, a enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2) que ficam no tecido pulmonar e também na mucosa nasal, testículo, trato digestivo e nos rins.

Os canabinóides podem modificar estas enzimas, o que reduziria os riscos de infecção e tornaria o corpo menos vulnerável ao vírus.

Cannabis como imunológico

A pesquisa ainda é recente e precisa de mais pesquisas para comprovar a eficácia. No entanto, já há vários outros estudos sobre a ação da cannabis no sistema imunológico. Alguns deles mostram que muitos canabinóides têm ação imunossupressora, outros indicam que os canabinóides aumentam a produção de glóbulos brancos.

Isso graças ao sistema endocanabinóide, descoberto nos anos 1990.  Os endocanabinóides, produzidos pelo próprio corpo, atuam a nível celular, ajudando no equilíbrio de várias funções, inclusive no sistema imunológico. Como a cannabis também produz canabinóides, a planta pode influenciar nesta complexa sistemática do nosso corpo.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias