Um estudo realizado no Canadá indicou que a cannabis sativa pode ser bastante útil e eficaz na luta contra a COVID-19. Apesar da necessidade de mais pesquisas, foi constatado que alguns componentes químicos da planta podem ajudar na diminuição da entrada do vírus pela mucosa nasal.
Os primeiros testes clínicos da vacina para o Coronavírus já estão sendo realizados na Alemanha, com um produto criado para a imunologia do câncer, mas as outras opções ainda não foram descartadas.
A descoberta aconteceu quando os cientistas pesquisavam o tratamento de câncer e artrite com a planta. Os estudos sobre a cannabis ainda são relativamente recentes, mas já foram descobertas muitas propriedades medicinais que ajudam no tratamento de várias doenças, onde a mais conhecida é a epilepsia.
A pesquisa foi observada depois que um estudo francês indicou que a nicotina – mais especificamente o alcaloide da nicotina- pode agir contra o Coronavírus. Os princípios ativos da cannabis podem ter um efeito análogo a nicotina, que eleva a proteção das células contra o COVID-19, reduzindo a capacidade do vírus chegar até as células pulmonares.
Segundo DW Igor Kovalchuck, professor de ciências biológicas da Universidade de Lethbridge, o Coronavírus se propaga quando chega ao pulmão, pois para se hospedar em uma célula humana ele precisa de um receptor, a enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2) que ficam no tecido pulmonar e também na mucosa nasal, testículo, trato digestivo e nos rins.
Os canabinóides podem modificar estas enzimas, o que reduziria os riscos de infecção e tornaria o corpo menos vulnerável ao vírus.
A pesquisa ainda é recente e precisa de mais pesquisas para comprovar a eficácia. No entanto, já há vários outros estudos sobre a ação da cannabis no sistema imunológico. Alguns deles mostram que muitos canabinóides têm ação imunossupressora, outros indicam que os canabinóides aumentam a produção de glóbulos brancos.
Isso graças ao sistema endocanabinóide, descoberto nos anos 1990. Os endocanabinóides, produzidos pelo próprio corpo, atuam a nível celular, ajudando no equilíbrio de várias funções, inclusive no sistema imunológico. Como a cannabis também produz canabinóides, a planta pode influenciar nesta complexa sistemática do nosso corpo.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pacientes reumáticos trocam remédios por cannabis
O que tem no rótulo de um produto de CBD?
Estudo: cannabis no início da gestação não afeta bebê
6 formas de uso da cannabis além do óleo
Cannabis melhora 70% dos sintomas de autismo, segundo estudo
Cannabis diminuiu dores neuropáticas, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso