Em agosto (12) mais um artigo sobre os benefícios da cannabis mostrou que além do alívio das dores, a cannabis também melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Publicado na revista Medical Cannabis and Cannabinoids, 181 pessoas com dores crônicas, inscritas no programa de maconha medicinal da Pensilvânia, foram avaliadas e além do alívio, elas também relataram outros benefícios, como a diminuição da ansiedade.
“Os resultados deste estudo mostram que a cannabis, quando usada para o tratamento da dor, pode ser benéfica para melhorar a QV (qualidade de vida) de um paciente, além de aliviar sua dor”, destacaram os autores.
Foto: Getty Images
Não é de hoje que os benefícios da cannabis para tratar a dor são investigados. O tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) na cannabis provocam efeitos analgésicos, principalmente quando são usados juntos.
Em uma revisão sistemática liderada pela Harvard de 28 estudos, examinam a eficácia de canabinoides para tratar várias dores e problemas médicos, o autor concluiu:
”O uso de cannabis para tratar as dores crônicas, neuropáticas devido à esclerose múltipla é apoiado por evidência de alta qualidade”.
Dos estudos revisados 6 em 6 sobre dor crônica e 5 em 5 sobre dores neuropáticas estudadas, encontraram uma melhora significativa nos sintomas entre os pacientes.
Hoje, a cannabis também já se mostrou eficaz no alívio de dores causadas por HIV, lesão na medula espinhal, diabetes e até em dores neuropáticas resistentes ao tratamento.
Outra revisão feita em 2017 em mais de 10 mil artigos, mostrou que “há evidências conclusivas” de que a cannabis pode ajudar no alívio de dores em adultos.
Além do efeito analgésico, a cannabis também pode ter outros benefícios. Segundo estudos da Universidade de Michigan publicados em março de 2016 no jornal de dores, fornece alguns dados importantes.
Eles descobriram que a cannabis também diminuiu efeitos internos causados por outros medicamentos, reduz o uso de opioides em até 64% e, claro, melhora a qualidade de vida.
Agora, a pesquisa publicada recentemente, confirma que a vida do paciente também pode melhorar em diversos aspectos. Isso porque ela gera efeitos colaterais mínimos e ajuda em outros problemas, como outras condições enfrentadas pelo paciente e a diminuição de remédios.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Caules de cannabis podem ser anti-inflamatórios, diz estudo
CBD reduziu dores crônicas em 98% dos casos, diz estudo
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
CBN ou Zolpidem? Estudo compara a ação na insônia
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso