Lúpus é uma condição que se desenvolve a partir do sistema imunológico e pode afetar diversos órgãos. Embora seja uma doença de difícil detecção, ela está presente em aproximadamente 65 mil brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A doença faz parte da campanha de Fevereiro Roxo, que busca conscientizar a população sobre essa e mais duas condições de saúde: fibromialgia e Alzheimer.
Um fator comum entre as três patologias é que todas podem ser tratadas com cannabis. Por outro lado, uma caraterística específica do lúpus é a carência de informações sobre suas causas e tratamentos disponíveis. E por esse motivo, a terapia canabinoide acaba ficando mais distante da maioria dos portadores.
Continue a leitura para entender mais sobre o uso dos canabinoides para tratar o lúpus.
Também segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus eritematoso sistêmico (ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica e autoimune.
Cabe destacar que patologias consideradas autoimunes são aquelas causadas por algum problema do próprio sistema imunológico. Em outras palavras, os mecanismos de defesa do corpo atacam as células saudáveis, enfraquecendo o organismo e causando doenças.
Podemos classificar os tipos de lúpus em dois grupos:
Em geral, as regiões mais afetadas além da pele são as articulações, coração, rins, pulmão, vasos sanguíneos e as estruturas do sistema nervoso.
Embora as causas ainda não sejam conhecidas, a ciência sabe que fatores genéticos e hormonais podem colaborar para o desenvolvimento da doença.
No caso do lúpus cutâneo, o contato excessivo com raios solares é tido como uma das principais razões para o aparecimento das manchas. Contudo, isso não acontece com todos os pacientes e os órgão afetados nem sempre são os mesmos.
O fato é que o contato com o sol e outros fatores externos pode causar alterações na produção de anticorpos, confundindo o sistema imunológico que ataca células saudáveis.
Assim como em outros exemplos de doenças autoimunes, a cannabis pode trazer benefícios através do Sistema Endocanabinoide (SEC). Presente em todos os seres humanos, é responsável por regular a homeostase, função natural do corpo que mantém os processos do corpo em equilíbrio, incluindo o sistema imunológico.
Conheça mais no vídeo abaixo:
Por outro lado, ainda não existem evidências concretas sobre o uso de canabinoides para tratar a patologia. As descobertas iniciais são baseadas em estudos de diferentes níveis, e caberá aos médicos decidir se irão prescrever a terapêutica para seus pacientes.
Estudos científicos
Segundo um estudo italiano que avaliou a relação entre o SEC e a resposta imunológica no controle do lúpus. A conclusão sugere que “abastecer” o corpo com fitocanabinoides, que são os componentes da cannabis, pode aumentar a capacidade de modular o sistema imunológico.
Combinando os dados, um outro estudo publicado na revista científica “Experimental Dermatology” sugere que a anandamida, um endocanabinoide produzido pelo corpo humano, também pode ajudar na regulação imunológica.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram ratos geneticamente modificados, separando-os em dois grupos: um recebeu o tratamento com nanopartículas de anandamida e outro um placebo. Depois de dez dias, a conclusão foi que os animais que receberam o composto completo apresentaram redução no tamanho e gravidade das lesões causadas pelo lúpus.
A relação disso com a cannabis (embora faltem estudos) é que o canabidiol (CBD) e outros componentes possuem ação anti-inflamatória, analgésica e imunossupressora, podendo modular a resposta às inflamações, algo que já é feito pelo Sistema Endocanabinoide.
Por fim, uma revisão sistemática feita por pesquisadores brasileiros a partir de uma base com mais de 200 artigos apontou que alguns fitocanabinoides podem reduzir as respostas inflamatórias erradas, através da modulação do SEC. Foram avaliados estudos com canabinoides naturais e sintéticos.
Na Cannect, promovemos o acesso à terapia canabinoide com base em evidências científicas, garantindo a segurança dos pacientes. Nossa missão é tornar a cannabis medicinal acessível para cada vez mais pessoas.
Se você pensa em começar um tratamento, te conectaremos facilmente aos melhores especialistas do Brasil! Clique aqui para agendar sua consulta
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso