É necessário desvendar mitos, apresenar fatos e expor a ciência por trás do uso medicinal da cannabis
Cannabis Medicinal Mitos, Fatos e Ciência
Nos últimos 10 anos, milhares de estudos de pesquisas foram publicados a respeito da cannabis medicinal e do Sistema Endocanabinoide. Nossa compreensão da utilidade medicinal de um canabinoide não intoxicante como o CBD, mudou dramaticamente.
Contudo, quando consideramos os argumentos contra o uso da cannabis como medicamento, precisamos olhar primeiro as evidências.
O que sabemos com certeza é que a cannabis não é panaceia, mas para um grupo de médicos e indivíduos um medicamento muito útil e bem seguro. Defensores e detratores da cannabis continuam promovendo informações muitas vezes equivocadas sobre a planta.
A proibição da cannabis infelizmente resultou em uma grande quantidade de notícias fantasiosas e não verdadeiras.
E um fato interessante, é o de que os opositores da planta continuam opositores até que tenham uma doença, Depois, mudam rapidamente de opinião exigindo o tratamento com Cannabis.
Mas felizmente, a cada mês que passa novos estudos surgem, ampliando o conhecimento sobre seu funcionamento, novas indicações e principalmente seu uso medicinal.
Por mais de 12.000 anos a planta cannabis ajudou a uma humanidade produzindo alimentos, roupas, fibras (cânhamo), sementes, óleos para fins medicinais e como droga psicoativa.
Dessa forma, os produtos industriais de cânhamo são feitos a partir de plantas de Cannabis selecionadas para produzir uma grande quantidade de fibras.
Cientistas e pesquisadores criaram algumas cepas de cannabis para produzir níveis mínimos de THC, cumprindo assim a convenção de narcóticos da ONU. O THC é o principal constituinte psicoativo responsável pelo ‘barato’ associado à maconha, que consiste em flores secas de plantas de Cannabis selecionadas para produzir altos níveis dessa substância.
A cannabis não tem a toxicidade de outras drogas como opioides. As autoridades dos Estados Unidos prenderam uma quantidade muito grande de pessoas por usarem a cannabis. O que hoje entendemos que foi uma grande injustiça.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Mario Grieco
Médico, especialista em medicina interna e medicina do trabalho, também é pesquisador de Cannabis Medicinal e Fellowship em Internal Medicine nos EUA, onde viveu por 20 anos, obteve a certificação ECFMG. Além do trabalho como pesquisador, é colaborador do ambulatório do hospital das clínicas na faculdade de medicina da USP e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Cannabis Medicinal na Ânima-Inspirali. Foi presidente de seis empresas e atualmente é diretor da clínica Cannabis Care. Considerado um dos 20 líderes mais influentes da América Latina no campo de longevidade, recebeu vários prêmios nos Brasil e nos EUA e publicou seis livros, entre eles "Cannabis Medicinal Baseado em Fatos" e "Cannabis medicinal: fatos ou mitos?"
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso