A vantagem da cannabis está na diminuição dos efeitos adversos, o que a torna melhor indicada em casos de dor crônica não oncológica
Comparando cannabis e opioides, um estudo publicado no periódico de ciência BMJ Open, em janeiro deste ano, concluiu que tanto os canabinoides quanto os derivados do ópio tem a mesma eficácia contra a dor.
A pesquisa foi feita através de uma revisão sistêmica e meta-análise em rede, abrangendo 84 ensaios clínicos randomizados envolvendo mais de 20 mil pacientes, acompanhando durante 28 a 180 dias.
Para o estudo, eram considerados os opioides e canabinoides recomendados para a dor crônica não oncológica, ou seja, relacionada ao câncer. As descobertas mostraram que as melhorias na intensidade da dor são modestas para ambos os casos.
No entanto, o principal diferencial foi nos efeitos adversos, como por exemplo, a depressão respiratória, um problema grave e fatal que pode ser desencadeado pelo uso excessivo de opioides. No caso da cannabis medicinal, este problema não acontece.
Além disso, também foi menor o número de pacientes que descontinuaram o uso de cannabis medicinal por eventos adversos.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso