• 17 de abril de 2021

Canabinoides ou endorfina?

 Canabinoides ou endorfina?

Uma pesquisa mostrou que aquela sensação de bem estar depois de uma corrida não é a liberação de endorfina, mas sim dos canabinoides produzidos pelo organismo.

Recentemente foi publicado um estudo feito na Alemanha, que mostrou que a sensação da redução da ansiedade e aumento da euforia não é causada diretamente pela endorfina, mas pelos canabinoides do organismo.

 Eles são pequenas moléculas que ajudam a regular as funções de todo o corpo. Se uma coisa não vai bem, eles são responsáveis por sinalizar para manter o equilíbrio do organismo.

A descoberta foi feita pela pesquisa a partir da observação de participantes, que caminhavam ou corriam em uma esteira.

Mesmo depois que os cientistas bloquearam os receptores opioides, por onde a endorfina trabalha, os voluntários continuaram com a mesma sensação boa depois do exercício.

O estudo

A endorfina consiste em substâncias químicas naturais do corpo, que quando ativadas, tem o poder de fazer as pessoas se sentirem bem.

Isso porque elas são um tipo de opioide, que impede o corpo de sentir dor. Como uma espécie de morfina, por exemplo.

No estudo, metade dos 63 participantes receberam naltrexona, um medicamento que bloqueia os receptores da endorfina, o que incapacitou o opioide chegar ao cérebro.  

A química do sangue e a disposição dos voluntários foram medidas antes e depois da experiência.

O resultado foi certeiro. Todos os participantes, mesmo os que tomaram o placebo, mostraram um aumento da euforia e diminuição dos níveis de ansiedade.

Contudo, os voluntários que utilizaram os bloqueadores, os níveis de canabinoides estavam maiores, o que foi chamado de “O barato da Corrida”.

Eles concluíram que por causa das suas estruturas moleculares, os canabinoides podem facilmente ir da corrente sanguínea até o cérebro e influenciar os corredores.

Já a endorfina precisa pegar um caminho diferente, que não é tão simples assim.

 Canabinoides externos

A pesquisa segue outro estudo, que foi feito em ratos de laboratórios e que tiveram os mesmos resultados.  O aumento da euforia e a diminuição da ansiedade causada não pela endorfina, mas pelos canabinoides.

O estudo trouxe uma discussão sobre o uso de canabinoides externos, para servir de reforço, influenciadores ou até de substituição.

 Canabinoides que não são fabricados pelo organismo podem ser encontrados em plantas, como a cannabis.

Você já deve ter ouvido falar do canabidiol (CBD), não é mesmo? Ele faz parte de uma variedade de canabinoides encontrados na planta, que no nosso corpo podem fazer um trabalho parecido aos nossos.

 

 

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias