• 24 de junho de 2022

Canabidiol pode chegar no SUS em 2021

 Canabidiol pode chegar no SUS em 2021

Guarde a data: 10 de fevereiro. Esta é a data prevista para saber se o canabidiol será ou não incorporado no Sistema Único de Saúde. Saiba quais são as etapas do processo até lá.

Na última quinta-feira (10 de setembro), o Secretário de Ciência Tecnologia Inovação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, descreveu quais são as etapas para a incorporação do novo canabidiol a jornalistas.

O secretário informou que primeiro passo é a elaboração de estudos técnicos, científicos e um parecer econômico, processos que começaram no dia 03. 

A preocupação do impacto com a produção em massa do remédio para os cofres públicos, é que o fitofármaco brasileiro não é barato.

O plantio no Brasil é proibido. Por isso, a importação de matéria prima deixa o único remédio à base de canabidiol nas farmácias a um valor que chega a dois salários mínimos.

Hélio Angotti Neto também disse que o relatório técnico à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec) será enviado no dia 20 de novembro, e discutido no começo de dezembro.

Uma consulta pública com entidades e interessados no setor também será realizada entre os dias 9 e 18 de dezembro.

O secretário complementou ainda que uma nova reunião será feita com o Conitec no começo de fevereiro, para decidir por meio de votação se vai recomendar ou não o canabidiol na rede pública de saúde.

Depois disso, no dia 10 sairá a publicação oficial do possível novo integrante da lista oferecida pelo SUS.

Informações do Valor Econômico

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias