Depois de o município de Búzios, no Rio de Janeiro, aprovar a prescrição de cannabis medicinal, foi a vez de Campos do Goytacazes votar um projeto parecido.
Durante a sessão na Câmara dos Vereadores, que aconteceu nesta quarta-feira (23), foi aprovada uma lei para a inclusão de produtos feitos à base da cannabis nas farmácias do SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade.
Com a maioria dos votos, três abstenções e um voto contrário, o Projeto de Lei dos Vereadores Leon Gomes e Fábio Ribeiro ainda precisa da sanção do prefeito Wladimir Garotinho para de fato virar lei.
“A cannabis medicinal pode ser utilizada no tratamento de várias patologias, e através de estudos foram constatados resultados positivos. O que estamos buscando é uma qualidade de vida”, disse o vereador Leon Gomes na audiência.
Outros municípios do Rio de Janeiro também já propuseram pautas parecidas. Os vereadores de Niterói, por exemplo, também aprovaram a distribuição de produtos à base de cannabis para pacientes da cidade, mas a proposta foi vetada pelo prefeito.
A cidade de Cabo Frio também estuda um projeto de lei que permite um maior acesso ao uso medicinal por famílias de baixa renda que não podem pagar o tratamento.
Sem uma lei federal, estados e municípios lutam para aprovar leis locais sobre a cannabis.
Há, pelo menos, três leis municipais sobre a distribuição de produtos à base de cannabis no Brasil.
A primeira lei foi sancionada em abril do ano passado em Goiânia. Em dezembro, foi a vez de Búzios, que, além do óleo, aprovou o receituário. Em abril, foi a vez de Ribeirão Pires, município de São Paulo.
Há também outras cidades com projetos de leis semelhantes que estão em tramitação, como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.
Até então, apenas três estados (Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Alagoas) possuem uma lei que garante acesso ao tratamento. Os pacientes dos demais estados ainda precisam recorrer à justiça.
A Dr. Cannabis, vertical de educação do Grupo Cannect, está participando da GreenWeek, oferecendo descontos de até 52% em cursos de formação para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
‘A informação é a chave’, diz Sol Feliciano sobre a cannabis
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Governo e parlamentares irão discutir o cultivo de cannabis
Por meio de uma ação, dois municípios terão cannabis no SUS
Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso