• 28 de junho de 2022

Boldo: O que é, Tipos, Benefícios, Efeitos e Formas de uso?

 Boldo: O que é, Tipos, Benefícios, Efeitos e Formas de uso?

Você já ouviu falar da planta de Boldo? Se sim, talvez não saiba os seus tipos, benefícios, efeitos e como usá-la de forma medicinal. Vamos entender um pouco sobre ela.

Com certeza, você já ouviu falar ao menos uma vez na vida que chá de boldo ajuda na má digestão, mas será que isso é verdade mesmo?

Sim, realmente é real, bem como também ajuda nos problemas relacionados ao fígado.

Com origem no Chile, é considerada uma árvore, pois em fase adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular por ser rico em substâncias antioxidantes.

 Além disso, também possui efeito calmante, ou seja, ele melhora a sensação de bem-estar e faz com que você se sinta mais relaxado.

Tipos de boldo

Assim como outras plantas, existem tipos diferente da planta de boldo, como:

Boldo-da-terra: Tem origem na África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate a azia;

Boldo-baiano: Também com origem da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlcera e gastrite;

Boldo chinês: Tem origem no Mediterrâneo e no Oriente, perene, suculenta, alcança de 30 a 40 cm de altura espalhando-se por cerca de 1 metro de largura e é muito ornamental. Suas folhas são suculentas, de coloração verde e exalam um aroma desagradável. Geralmente são raros no Brasil;

O boldo do Chile é o mais conhecido: Com origem no país vizinho, é considerado uma árvore, que como dito antes,na fase adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomacais, diuréticas e hepáticas.

Benefícios de boldo

Os principais benefícios dependem da espécie do boldo utilizada e incluem:

  • Ajuda na digestão: Um alcalóide presente no boldo, é conhecido por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado;
  • Ajuda na ressaca: O boldo possui uma boldina, que protege as células do fígado sobrecarregadas após o uso excessivo de bebida alcoólica;
  • Ajuda o fígado: Bom para a saúde do fígado devido a sua capacidade de estimular a produção de bile e ser hepatoprotetor;
  • Reduz os gases: Ajuda a reduzir os gases porque facilita o processo de digestão, diminuindo a quantidade de resíduos alimentares não digeridos para o intestino que seriam fermentados pelas bactérias;
  • Diminui a prisão de ventre:  Usado como um laxante suave. Contudo, deve ser consumido de forma moderada, pois em grandes quantidades e por longos períodos, pode causar irritação gástrica;
  • Ação diurética: Pode ajudar a facilitar a remoção de resíduos e toxinas do fígado antes que eles sejam acumulados, protegendo as células do fígado;
  • Ajuda na imunidade: Possui ação antimicrobiana que ajuda o sistema imunológico a eliminar agentes infecciosos no corpo.

Efeitos do boldo

O boldo é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por um curto período de tempo. 

Contudo, se for consumido em quantidade excessiva ou por mais de 20 dias pode causar  alguns efeitos como:

  • Intoxicação no fígado;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

Além disso, o boldo pode causar aumento de contrações uterinas. Em casos de gravidez pode causar aborto e causar má formação no bebê, principalmente se consumido no primeiro trimestre de gestacao.

Quem não deve usar boldo

Não deve ser usado por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Também não é recomendado para pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite, câncer de fígado ou da bile.

Caso haja suspeita de gravidez, o recomendado é que, antes de usar o boldo, seja feito um teste, pois como citamos acima o boldo pode causar sérios problemas na gestação.

Outro alerta é que o boldo não deve ser usado para tratar a infecção pelo novo coronavírus, pois não existem estudos que comprovem a ação antiviral do chá de boldo contra o COVID19.

É importante usar o boldo sob orientação de um médico, fitoterapeuta ou de um profissional de saúde com conhecimentos específicos em plantas medicinais.

Formas de uso do boldo

Essa planta pode ser consumida na forma de chá ou suco. Que pode ser feito das folhas frescas de boldo brasileiro ou das folhas secas do boldo do Chile. 

Elas são compradas em farmácias de produtos naturais ou ervanárias, pois esse tipo de boldo não é cultivado no Brasil.

O chá de boldo pode ser preparado alguns minutos antes mesmo de tomar e as folhas não podem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo forte dessa planta.

Esse chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições. Outra opção é tomar uma xícara antes de dormir para ajudar a digestão após o jantar e ter uma noite de sono tranquilo.

Outra maneira é através do suco feito no liquidificador com água gelada e coado.

O boldo pode também ser usado em banhos de imersão para acalmar e melhorar sintomas de cansaço e estresse, pois o aroma do boldo é semelhante ao da hortelã, causando sensação de bem-estar. 

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias