Em meio a natureza, existem diversas plantas naturais que podem ser usadas para tratamentos de diversas doenças. Entre essas plantas está a Artemísia, muito usada para proteger o fígado, melhorar o humor, entre outras funções.
Essa flor é uma planta medicinal, popularmente conhecida como Camomila-do-campo, Erva-de-fogo, Rainha-das-ervas, que é muito utilizada por mulheres, para tratar problemas do aparelho urogenital, como infecção urinária e para acalmar a ansiedade.
A erva é utilizada em todo o mundo por suas propriedades terapêuticas que podem servir de auxílio na medicina tradicional. Além de ser fácil de se encontrar no Brasil.
Pode ser consumida em forma de óleo essencial ou chá. Segundo um estudo, a espécie artemisia pode ser utilizada como auxiliar eficaz no tratamento da malária.
A artemísia é usada para tratar problemas de digestão, como perda de apetite, dores de estômago, doenças da vesícula biliar e espasmos intestinais.
Além disso, algumas pessoas utilizam o chá para tratar febre, doença hepática, depressão, dor muscular, perda de memória e infecções por vermes.
O chá tônico é consumido para aumentar o desejo sexual e para estimular a transpiração.
Usos comuns também incluem:
Além disso, suas propriedades medicinais tratam infecções parasitárias, como lombrigas, vermes, tênias, ancilostomídeos e vermes.
Pesquisas mostram que o consumo diário de chá da espécie artemisia absinthium por seis a dez semanas melhora os sintomas, a qualidade de vida e o humor em alguns pacientes com doença de Crohn.
Também parece reduzir a quantidade de esteróides necessários para as pessoas com essa condição.
É possível encontrar e comprar a Artemísia em lojas de produtos de jardinagem, feiras livres e no jardim botânico.
As folhas para serem consumidas em forma de chá ou tempero podem ser encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais, mas sempre que se comprar esta planta para usar em forma de chá, deve-se verificar seu nome científico na embalagem do produto.
Essa planta não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade à planta, por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.
Se ingerida numa quantidade superior à recomendada pode causar alguns efeitos colaterais como:
Ferva a água e coloque as folhas da erva. Deixe ferver por dez minutos. Desligue o fogo, reserve para esfriar, coe e beba de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Dronabinol pode ajudar a tratar Alzheimer, segundo estudo
Cannabis no tratamento de câncer? O que a ciência diz
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Cannabis não altera processos cognitivos, segundo estudo
CBD pode tratar tremor essencial?
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso