Hoje (22) a farmacêutica Prati-Donaduzzi recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar duas novas opções dos seus produtos feitos de Canabidiol (CBD).
Publicada no Diário Oficial da União, a agência deu o aval para a fabricação nacional de duas novas concentrações no mercado, de 20 mg/ml e 50 mg/ml. Os novos produtos serão destinados para tratamentos que exigem menores doses mais fracas.
O produto ainda não é um remédio. A Prati-Donaduzzi só conseguiu lançar os óleos de CBD com base na Resolução 327/19, que permitiu produtos derivados.
A farmacêutica ainda acrescenta que todas as concentrações de canabidiol disponíveis são versões do medicamento que está em estágio final de estudo clínico fase III, através de uma parceria público-privada entre a indústria farmacêutica e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo.
Atualmente, o único produto à base de canabidiol autorizado no país também é da Prati-Donaduzzi e custa mais de dois mil reais.
Segundo a empresa, os novos produtos chegarão às farmácias do país em duas semanas, com um preço mais em conta. Cerca de 10% do valor do primeiro óleo lançado.
Depois de quase um ano da aprovação da RDC, apenas a farmacêutica tem a autorização. Os demais óleos precisam ser importados, em um processo individual para cada paciente.
No entanto, segundo a Anvisa, ainda há outras sete empresas tentando aprovar os seus produtos para irem para as farmácias também.
Os óleos terão fabricação nacional. No entanto, a matéria prima precisa ser importada, o que aumenta o valor do produto final.
Isso porque o cultivo de cannabis, mesmo que destinado à saúde, é proibido, com exceção de algumas associações e pacientes, com autorização judicial.
Atualmente, há até uma proposta para o plantio industrial em solo nacional, que recentemente foi para a câmara dos deputados.
O Projeto de Lei 399/2015 visa o cultivo industrial e farmacêutico da cannabis no Brasil, a fim de tornar os produtos mais acessíveis.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Dia do Orgulho autista: os benefícios da cannabis
Volcanic Night: cannabis e fitoterápicos contra a insônia
Cientistas encontram 33 marcadores genéticos na cannabis
THCV: Dá para usar cannabis como pré-treino?
Efeitos do canabidiol variam entre sexos, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso