Foto? Freepik
Nesta segunda-feira (5), o Diário Oficial da União publicou a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a comercialização de mais dois produtos à base de cannabis sativa L em farmácias. Os laboratórios Hearst e Aura Pharma agora podem colocar seus óleos de canabidiol (CBD) no mercado, competindo com mais de 20 produtos já aprovados pela agência (embora apenas oito estejam efetivamente disponíveis nas prateleiras). O uso medicinal desses produtos pode ajudar no tratamento de diversas condições, mas é necessário que sejam prescritos por um médico.
Ambos os produtos têm menos de 0,2% de THC (tetrahidrocanabinol), substância que pode causar efeitos psicoativos. No entanto, há diferenças significativas:
Além disso, os produtos diferem em suas apresentações:
Os produtos à base de cannabis sativa L foram regulamentados para venda em farmácias no final de 2019, por meio da Resolução 327 da Anvisa. Desde então, a agência vem aprovando produtos com validade de cinco anos. Após esse período, as empresas devem apresentar estudos clínicos para registrar os produtos como medicamentos.
Com as novas aprovações, já são 25 produtos autorizados, embora menos da metade esteja disponível no mercado. Desses, 15 são registrados como canabidiol e 10 como extratos de cannabis. É importante é conhecer as diferenças entre esses produtos, pois suas composições podem causar efeitos distintos em cada paciente.
É fundamental ressaltar que qualquer produto à base de cannabis sativa L é indicado apenas com prescrição médica. Um médico poderá orientar o tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, considerando possíveis interações medicamentosas e qualquer problema de saúde pré-existente. As informações contidas neste site têm o objetivo de esclarecer dúvidas, mas não substituem a consulta com um profissional.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado para esclarecer dúvidas, auxiliar na marcação de consultas com médicos prescritores e acompanhar o processo de importação e tratamento. Clique aqui para mais informações.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso