×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Saúde e Bem-Estar

Posso tomar anticoncepcional no meu tratamento com cannabis?



28/08/2024


Com o crescimento do uso de produtos à base de cannabis para o tratamento de uma série de condições médicas, a dúvida das interações medicamentosas também cresce. 

Principalmente entre as pessoas que menstruam, que precisam utilizar anticoncepcionais. Será que tem algum problema?

Até onde se sabe, assim como os remédios feitos em laboratório, muitos fitoterápicos (remédios feitos exclusivamente a partir de plantas), podem interagir com outros tratamentos.

Interação que pode potencializar ou até cortar o efeito das medicações. E isso não passa batido quando se fala de métodos contraceptivos.

De acordo com a médica ginecologista Mariana Prado, quando alguma pessoa menstruante utiliza algum fitoterápico que simula a ação de algum hormônio, por exemplo, isso pode interferir na eficácia do anticoncepcional. 

Dessa forma, é extremamente importante consultar um profissional da área antes de começar qualquer tratamento. Principalmente quando a gravidez é algo a ser evitado. 

Fitoterápicos que podem cortar o efeito dos contraceptivos

Segundo a ginecologista, há uma série de plantas que podem cortar o efeito de pílulas anticoncepcionais, pois podem interferir na absorção hormonal, como?

  • Palmeira da Serra. Conhecida por ajudar a melhorar a saúde capilar e evitar a queda;
  • Erva de São João. Usada para tratar depressão, ansiedade e tensão muscular;
  • Espinheira Santa. Popularmente utilizada para o tratamento de gastrite, úlcera, queimação e azia;
  • Erva de São Cristóvão. Usada para aliviar os sintomas pré e pós-menopausa.

Interação da cannabis com anticoncepcionais

Se  tantas plantas podem influenciar o efeito das pílulas contraceptivas, é necessário avaliar a cannabis também.

Contudo, de acordo com a Dra Mariana Prado, as informações disponíveis até agora, são insuficientes para bater o martelo. Segundo ela, as evidências atuais sugerem que o CBD diminui o desempenho dos anticoncepcionais.

Mas ainda não dá para saber a real ação dessa influência no organismo feminino.

Dessa forma, o recomendado é sempre consumir os produtos de cannabis separados de outros remédios. A médica indica um intervalo de até duas horas entre uma medicação e a outra. E até entre as refeições. 

Mas ainda assim, é importante conversar com o ginecologista antes de começar o tratamento canábico. Clique aqui para iniciar seu tratamento.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.