Americanos consideram que o uso da maconha seria melhor que o álcool

Americanos consideram que o uso da maconha seria melhor que o álcool

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

De acordo com uma pesquisa, os norte-americanos consideram que seria melhor os cidadãos usarem cannabis do que beber álcool.

A política de legalização da cannabis vem evoluindo no mundo todo, chamando atenção do campo acadêmico. 

Pesquisas e estudos sobre a planta são cada vez mais comuns, e a relação com o álcool é um assunto importante a se abordar, muito por conta das duas substâncias serem as mais usadas no mundo.

Estudo

Para avaliar a opinião do público sobre o assunto, pesquisa do YouGov realizada nos Estados Unidos, fez a seguinte pergunta aos participantes: “Seria bom ou ruim se o norte-americano médio bebesse menos álcool e usasse mais maconha?”

Os resultados mostraram que mais entrevistados consideraram como bom se o adulto norte-americano médio bebesse menos álcool e usasse mais cannabis, com 27% a favor e 20% contra. O resto não achava que era bom nem ruim. 

 O que chama a atenção é que a faixa etária de 30 a 44 anos foi a mais propensa a responder à pergunta de forma favorável. Dois grupos etários foram mais propensos a discordar, 18 a 29 e 65+. 

Uso e riscos

Pelo menos 86% das pessoas já usaram álcool pelo menos uma vez na vida. No entanto, a substância traz diversos riscos à saúde. 

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, diz que o álcool causa trezentas mil mortes prematuras anualmente, tendo como maioria de casos, comunidades pobres e periféricas. 

Isso se deve ao grande uso de álcool, comparado à cannabis. A razão pode ser o resultado de questões sociais, econômicas e geográficas diferentes. 

Mas o principal motivo é que o uso, posse e venda de cannabis são ilegais na maioria dos países do mundo. De fato, apenas Uruguai, Canadá e Malta atualmente têm um mercado de recreativo de cannabis legalizado. 

Política e lucro

A opinião pública é um fator importante para políticos tomarem suas decisões. Mas os lucros são muitas vezes considerados mais importantes.

Nos Estados Unidos, a maioria da população não apenas aprova a legalização da cannabis, mas também entende que a aprovação teria um impacto econômico muito positivo no país.

Desde que o Colorado, primeiro estado a legalizar o mercado de cannabis para uso adulto, em 2014, todos os estados legalizados juntos arrecadaram uma fortuna de 10 bilhões de dólares em receita tributária. 

Massachusetts e Illinois coletaram mais impostos em vendas de cannabis do que com o álcool. 

 

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas