• 28 de junho de 2022

Alecrim: O que é, Benefícios, Efeitos e Contraindicações

 Alecrim: O que é, Benefícios, Efeitos e Contraindicações

Sem dúvidas, você já ouviu falar do Alecrim. Mas talvez não saiba os seus benefícios, efeitos, formas de uso e contraindicações. Vamos descobrir juntos.

Muito conhecida na região do Mediterrâneo. É uma erva aromática com folhas estreitas, pontiagudas e caule lenhoso.

Considerada uma planta da família Lamiaceae, como menta, lavanda e orégano. O método mais comum de consumir essa planta é através do chá. Além do aroma, o sabor também é muito agradável.

O seu nome científico é Rosmarinus officinalis e pode ser comprada em locais de fácil acesso como supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em feiras.

Maneiras mais comuns de usar o Alecrim

As folhas da planta são as partes mais importantes e mais usadas para fazer chá, banhos e também para temperar os alimentos.

Aqui estão as maneiras mais comuns de usar esta planta e algumas dicas de como fazer:

Chá de Alecrim: colocar 4 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber de 1 a 2 xícaras por dia, após as refeições;

Banho de Alecrim: colocar 50 g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho;

Óleo essencial de alecrim: pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagem ou banho com alecrim.

Além disso, o alecrim também pode ser utilizado no preparo de carnes ou batatas assadas, por exemplo.

Principais propriedades do chá de alecrim

O chá de alecrim é muito conhecido por causa de suas propriedades. Ele é antisséptico, estimulante, expectorante, diurético, descongestionante e relaxante muscular. 

Seus principais benefícios estão associados à presença de compostos ativos na planta, como:

  • Borneol;
  • Cânfora;
  • Pineno;
  • Cineol;
  • Mirceno.


Uso do Alecrim em alimentos

O Alecrim pode ser usado em todos os tipos de carnes, mas na maioria é usado em frangos, carne de porco ou cordeiro. 

As folhas podem ser retiradas ou colocadas um ou mais ramos inteiros na assadeira junto com as carnes que vão ao forno, na panela junto com cozidos, na frigideira com ingredientes que serão grelhados ou fritos.

Pode ser usada também com batatas e com linguiças assadas. E ainda fica muito bom em pães como a focaccia.

Benefícios do Alecrim

Durante centenas de anos, na Europa, o alecrim foi associado com a memória. 

Na peça Hamlet, de Shakespeare, Ofélia mostra um ramo de alecrim para seu irmão Laertes e diz: “Ali está um alecrim, ele é para lembrança; Reze, ame e lembre…”.

Essa planta possui inúmeros compostos químicos (como o carnosol e o ácido carnósico), que possuem ações antioxidantes, relaxantes, aromas e sabores. 

Suas ações farmacológicas podem ativar a circulação periférica e funcionam como anti-inflamatório. 

Sendo assim, o alecrim possui diferentes usos, desde em alimentos até na inibição do crescimento de tumores.

O Alecrim pode ser usado para:

  • Melhorar o sistema nervoso: beneficia a memória, a concentração e o raciocínio, ajuda a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de aromaterapia para este fim;

 

  • Melhorar o sistema digestivo: melhora a digestão e reduz a produção de gases, aliviando problemas como azia, diarreia e constipação. Além disso, por também ter ações antibacterianas e ajudar no tratamento da gastrite causada pela bactéria;

 

  • Atuar como antioxidante:  uma planta rica em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele. Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer;

 

  • Aliviar o estresse e ansiedade: é usado também para reduzir o estresse e a ansiedade, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade;

 

  • Aliviar dores de artrite: por possuir propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, pode ajudar a aliviar dores de problemas como artrite, dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele.


Efeitos e contraindicações do Alecrim

Consumir chá de alecrim para algumas pessoas pode causar alguns efeitos como:

  • Reações alérgicas;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Contrações uterinas;
  • Vermelhidão na pele;
  • Distúrbios hemorrágicos.

Em alguns casos pode causar até mesmo convulsões, principalmente se consumido em grandes quantidades.

No entanto, esses efeitos colaterais podem ser evitados se a ingestão de chá de alecrim for limitada a uma ou duas xícaras por dia.

O seu uso como medicamento é contraindicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando.  Também para pessoas com histórico de convulsões e com dificuldades para coagular o sangue ou que usem medicamentos como aspirina.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias