Do tabaco para a lavanda como nova alternativa

Do tabaco para a lavanda como nova alternativa

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Já não é mais novidade para ninguém que o uso do tabaco está diretamente relacionado a milhões de mortes em todo o mundo, fazendo com que mais fumantes busquem um substituto eficaz que os ajude a abandonar seus maus hábitos.

De acordo com a plataforma Indy100, o tabaco mata mais de meio milhão de adultos anualmente apenas nos Estados Unidos, enquanto o número de estados que legalizaram ou descriminalizam o uso de cannabis está crescendo exponencialmente.

Algumas evidências sugerem que muitas pessoas que procuram parar de fumar podem recorrer à maconha como substituto.

No entanto, também é registrado que o uso excessivo da erva pode levar ao transtorno por uso de cannabis (CUD), o que faz com que muitos achem que esta não é uma solução saudável para o problema.

Ao mesmo tempo, aqueles que querem desistir da cannabis geralmente não sabem quais substitutos existem, além da erva.

De acordo com a  Indy100, alguns profissionais de saúde estão recomendando algo diferente e talvez curioso: o uso de lavanda.

A Dra. Jenelle Kim, fundadora do JBK Wellness Labs, disse ao portal de notícias:

 “A lavanda  tem uma ampla gama de benefícios. Quando inalado como um óleo essencial, pode reduzir bastante o estresse e ansiedade e isso foi mostrado em estudos clínicos.’’

Outras pesquisas mostram a capacidade da lavanda de reduzir a ansiedade em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio e em pessoas que vão ao dentista. 

Além disso, é conhecida por melhorar o sono, reduzir a dor, diminuir a tensão e induzir uma sensação geral de relaxamento.

Os estudos comprovam também que quando aplicada topicamente, a lavanda é conhecida por reduzir a inflamação e cicatrizes e melhorar a acne devido às suas qualidades antibacterianas.

Mas afinal, por que a lavanda?

Basicamente, tudo começa e termina com terpenos. A lavanda consiste em um “terpeno aromático”, denominado linalol. Isso também pode ser encontrado em algumas variedades de cannabis.

No entanto, os especialistas recomendam não fumar lavanda, pois os riscos para a saúde associados à sua combustão ainda são desconhecidos. O fumo de qualquer produto vegetal não é recomendado, pois a combustão de material vegetal na maioria cria substâncias tóxicas.

Por outro lado, os óleos de lavanda, podem muito bem ser a solução neste caso.

Durante uma entrevista à Indy100, Ashley Wynn-Grimes MS, RN-BC, CEO da Cannabis Nursing Solutions, autora de Asa’s Medicine e diretora executiva da Cannabis Patient Advocacy Association disse que “Linalool é um terpeno também encontrado na cannabis que tem anti-ansiedade, alívio do estresse, anticonvulsivante e efeito antidepressivo.

“Os terpenos são a parte perfumada de várias ervas, especiarias e plantas.” disse Ashley.

Outro entrevistado foi Leo Ramirez, que usou lavanda para parar de fumar depois de 10 anos.

Ele disse ao jornal que quando quis parar de fumar, ele experimentou diversas formas, mas nenhuma o ajudou, foi quando ele encontrou a lavanda e está sem fumar tabaco desde então.

Ramirez disse: “Sou fumante de tabaco há quase 10 anos, e a lavanda foi uma dádiva de Deus para mim e a única coisa que foi capaz de me tirar desse hábito desagradável da nicotina. Também fumo maconha de vez em quando, quando estou ansioso ou estressado e também me ajuda muito.’’

“Sempre que eu tentava parar de fumar com outros métodos, os sintomas mentais e psicológicos de abstinência eram os piores.’’ acrescentou ele.

A pergunta é: Funcionária para todos? 

Um relato pessoal não convenceria muitos, mas se houvesse mais estudos sobre o assunto, talvez mais pudesse ser uma ajuda ao tentar abandonar um dos hábitos mais perigosos de todos.

Referências

  • Canex

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas