×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Tratamentos

Saúde íntima e cannabis medicinal: é possível pensar nisso?



11/08/2023


Saúde íntima e cannabis medicinal

Saúde íntima e cannabis medicinal
Foto: Freepik

Saúde íntima é um assunto muito importante, uma vez que muitas doenças estão relacionadas a essas regiões, tanto em mulheres quanto em homens.

 Na Conferência Internacional de Cannabis Medicinal (CICMED), evento que reuniu especialistas para discutir diversas abordagens terapêuticas, uma das palestras foi sobre o uso medicinal da cannabis na saúde da mulher. Algumas formulações estão presentes no portfólio de produtos da Cannect.

Segundo cobertura jornalística da Cannalize, a mesa apresentada pela farmacêutica Renata Monteiro abordou temáticas como utilidades ancestrais e atuais da cannabis na saúde da mulher, canabinoides para a sexualidade, tratamento de endometriose e dor pélvica.

Como a cannabis age na saúde íntima?

A cannabis possui mais de 400 substâncias, e para o uso medicinal a mais conhecida é o canabidiol (CBD). Dentre suas propriedades, o potencial anti-inflamatório é um dos mais estudados, assim como sua capacidade de diminuir dores e agitações. 

Para a saúde íntima, as cannabis se liga aos receptores do nosso sistema Endocanabinoide e diminui o incômodo nas regiões pubianas, inclusive durante o ato sexual.

De acordo com um estudo, doenças ginecológicas podem ser causadas pelo desequilíbrio do sistema endocanabinoide. Além disso, a médica Paula Reichert explica que o CBD na forma de supositórios vaginais ou retais, melhora sintomas de TPM, endometriose, menopausa e candidíase.

Os resultados de uma outra pesquisa mostraram que a cannabis pode alterar a experiência e as percepções sexuais das pessoas. Os componentes da planta foram testados em 217 pessoas, sendo a maioria do gênero feminino.

Metade dos participantes afirmou que a cannabis ajudou na obtenção do orgasmo; e 74% tiveram aumento do prazer sexual e reportaram aumento da sensibilidade ao toque. 

E os produtos? 

Lubrificantes à base de cannabis são usados principalmente nos Estados Unidos e Canadá, países onde o uso medicinal já é uma realidade há muitos anos. 

Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu a importação do gel de cannabis da empresa GreenCare. Este produto é feito com o canabidiol e desenvolvido para diminuir as dores e desconfortos nas regiões pubianas. Contudo, ele só pode ser comprado mediante importação, com autorização da Anvisa

Você pode começar sua jornada testando a nova plataforma de Agendamento de Consultas Online da Cannect! Selecione uma especialidade ou sintoma, e em seguida escolha o profissional de saúde, data e horário que melhor se encaixar em seu perfil. 

Tags

Andrei Semensato

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.