×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Patologias

A cannabis pode tratar doenças reumáticas?



04/01/2024


A cannabis pode tratar doenças reumáticas?

A cannabis pode tratar doenças reumáticas?
Foto: Envato

O termo “doença reumática” engloba uma série de patologias e síndromes crônicas que afetam diretamente as articulações e o sistema locomotor humano.

Este grupo de doenças atinge mais de 15 milhões de brasileiros, segundo levantamento divulgado neste ano pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Patologias reumáticas podem atingir praticamente todas as partes do corpo, dos ossos aos músculos. 

Por se tratar de situações que causam dores e desconfortos, a comunidade científica acredita que a cannabis pode ser benéfica para essa classificação de doenças.

canabidiol (CBD), um dos principais componentes medicinais da planta, possui ação anti-inflamatória, analgésica e antioxidante, sendo uma alternativa para dores e lesões musculares, por exemplo. 

Leia mais: É possível tratar dores crônicas com canabinoides?

O que são doenças reumáticas?

De acordo com definição do Ministério da Saúde, as doenças reumáticas podem acometer ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. 

Algumas patologias mais comuns são artrose, fibromialgiaartrite reumatoide, tendinite e febre reumática.

Causas e sintomas comuns

Como são diversas patologias, também são diversas as causas, que variam de paciente para paciente. Fatores genéticos, infecções causadas em algum momento da vida, estresse, tabagismo e lesões musculares são exemplos comuns.  

Confira alguns sintomas:

  • Dores e inchaços;
  • Rigidez muscular;
  • Fadiga;
  • Deformidades nos membros do corpo;
  • Dificuldade para realizar atividades diárias;
  • Ansiedade, depressão e estresse.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O recomendado para patologias deste tipo é identificar os sintomas logo que surgirem, principalmente se a intensidade das dores durar por muitas semanas. 

Tratamentos que incluem o uso de medicamentos, exercícios físicos e fisioterapia. O acompanhamento com um profissional de saúde se faz necessário, especialmente para identificar a origem do problema e acompanhar a evolução do tratamento.

Estudos sobre cannabis para tratar doenças reumáticas

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CreakyJoints, comunidade internacional de apoio a pacientes com artrite, os compostos da cannabis podem ser solução para diminuir as dores decorrentes da doença. 

Foram analisados mais de mil pacientes membros da instituição, sendo que 57% utilizaram a cannabis no tratamento e 90% ressaltaram que houve alívio dos desconfortos por conta dela. 

Já um estudo publicado na revista científica PubMed constatou que os fitocanabinoides podem auxiliar pacientes com osteoartrite. Os dados foram coletados após uma série de experimentos com pacientes que utilizaram o canabidiol para tratar a condição de saúde. 

A substância foi capaz de reduzir em 44% os picos de dor do grupo de pacientes. 

Também pensando em osteoartrite, o Laboratório de Cannabis Medicinal da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) está desenvolvendo um estudo clínico sobre os benefícios da planta para dores nos joelhos de pacientes com a patologia. 

São avaliados 45 pacientes divididos em três grupos: dose mais alta do óleo de cannabis; dose mais baixa e placebos. Até o momento os resultados não foram divulgados.

Inicie seu tratamento

Na Cannect, promovemos o acesso à terapia canabinoide com base em evidências científicas, garantindo a segurança dos pacientes. Nossa missão é tornar a cannabis medicinal acessível para cada vez mais pessoas.

Se você pensa em começar um tratamento, te conectaremos facilmente aos melhores especialistas do Brasil! Clique aqui para agendar sua consulta

Tags

Andrei Semensato

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.