A duração de um tratamento com canabinoides pode ser uma dúvida para pacientes que buscam a opção terapêutica para inúmeras questões de saúde. E a resposta para essa dúvida é bem simples: não existe um período ideal, porque o tratamento com cannabis é individualizado e depende da realidade de cada paciente.
Para se ter uma ideia, um frasco de óleo de canabidiol (CBD) pode durar de 15 dias a dois meses. Essa duração pode variar de acordo com alguns fatores, como dose ideal, condições do paciente e tamanho do frasco.
Os fitocanabinoides podem agir de formas diferentes para cada paciente, portanto, um profissional de saúde pode começar prescrevendo uma dose bem baixa e aumentar gradativamente. O metabolismo também faz toda a diferença, porque se um organismo já descarta rapidamente os nutrientes que consome, a dosagem precisa ser maior.
De acordo com o anestesiologista, Dr. Paulo Renato Fonseca, uma das funções do prescritor é esclarecer na consulta suas expectativas com o tratamento. Ele afirma que a cannabis não deve ser usada para situações de emergência, pois sua eficácia é prolongada e deve ser acompanhada de perto pelo profissional.
“A dosagem terapêutica ideal é indicada pelo paciente. Geralmente um profissional de saúde dirá ao paciente que ele poderá levar um ou dois meses titulando a dose, até entender que aquele produto está dando o máximo de benefícios com a menor quantidade de efeitos colaterais”, explica o médico.
Absorção sublingual
Esta é provavelmente a forma mais associada à cannabis medicinal, pois os óleos à base da planta se encaixam neste grupo. O método consiste em colocar o número de gotas prescritas pelo profissional abaixo da língua e deixá-las agir por cerca de um minuto.
Os óleos podem levar até 30 minutos para fazer efeito, mas possuem ação prolongada.
Absorção tópica
Para doenças de pele, infecções ou dores musculares, existem diferentes tipos de cremes, roll-ons ou pomadas à base de cannabis. Todos estes são considerados produtos tópicos, assim como sprays e pastas usadas por odontologistas.
Cabe ressaltar que a prescrição tem validade de seis meses, ou seja, tanto para compras importadas (com autorização da Anvisa) como em farmácias, só serão aceitos pedidos válidos neste período.
Clique aqui para saber como solicitar sua autorização da Anvisa.
Você sabe como funciona uma consulta com cannabis? Este é o primeiro passo para iniciar um tratamento, e a Cannect te auxilia na busca por um profissional que trabalha com a terapêutica no dia a dia.
Essa pessoa entenderá a predisposição do paciente para receber doses de cannabis, considerando sua genética, metabolismo, resistência do corpo às propriedades e outras.
Os impactos do diagnóstico se manifestam tanto na concentração de canabinoides quanto no formato do produto: óleo, gummies, pastas e outros.
Primeira consulta com cannabis medicinal: o que preciso saber?
Como a prescrição tem validade de seis meses, a Cannect recomenda que ela seja enviada com pelo menos cinco meses. Isso porque a previsão de entrega para produtos importados é de até 25 dias corridos e contados a partir da confirmação do pagamento.
Esse período considera a saída do medicamento do fornecedor, preparação do envio, inspeção da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e trajeto até a casa do paciente.
Saiba mais: Quais documentos são necessários para comprar cannabis medicinal?
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso