No final de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o 9º produto à base de cannabis para ser vendido nas farmácias. O óleo foi mais um dos produtos aprovados que são feitos com o extrato da planta inteira, não só o Canabidiol (CBD).
O Extrato de Cannabis sativa Alafiamed de (200 mg/mL) é produzido na Suíça e distribuído no Brasil já pronto. Isso porque a manipulação da cannabis ainda é bastante restrita aqui. O cultivo, por exemplo, ainda é proibido.
O óleo foi aprovado graças à resolução 327, aprovada no final de 2019. Ela permitiu que produtos derivados da cannabis não fossem apenas importados, mas também expostos nas prateleiras das farmácias.
Trata-se de uma solução em gotas. Os 200mg por ml são distribuídos em 50 mg/ml de canabidiol e não mais que 0,2% de Tetrahidrocanabinol (THC). O componente é famoso por produzir os efeitos alucinógenos da cannabis.
O produto é fabricado pela Cann10, uma empresa licenciada em 10 países, inclusive em Israel, onde é licenciada para produzir e comercializar a cannabis.
Como dito, o extrato é feito com a planta inteira, inclusive, com o THC.Os chamados Óleos Full-Spectrum, geralmente são úteis para uma série de condições, como dores crônicas, fibromialgia, ansiedade, autismo e epilepsia.
O produto não tem uma condição direcionada, cabe ao médico identificar qual o melhor tratamento de acordo com a concentração do produto.
Além dos canabinoides, como são chamados os CBD e o THC, outras substâncias também são acrescentadas em óleos full-spectrum, como terpenos e flavonoides. Eles auxiliam no chamado Efeito Entourage, também conhecido como Efeito Comitiva.
A junção de mais de um composto potencializa os efeitos do extrato com uma dosagem menor.
Apesar de aprovado pela Anvisa, o produto ainda não está disponível para a compra nas farmácias e precisa ser importado.
A empresa não divulgou o preço do óleo, mas a expectativa é que concorra com os preços dos produtos disponíveis hoje. Dependendo da concentração, pode chegar a um valor superior a R$2.600,00.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
No caso dos produtos à base de cannabis, eles ainda precisam ser prescritos em receita azul do tipo B.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso